Como promover a sua empresa de energia solar em eventos corporativos

Eventos corporativos podem ajudar a fazer a sua empresa se destacar ainda mais no mercado e ganhar autoridade. Confira como!


Os eventos corporativos são ótimas oportunidades para fechar negócio e aumentar a sua bagagem de conhecimentos. Além disso, permitem que você fique por dentro de todas as novidades de mercado.

Por isso, é muito importante estar presente nesses ambientes e, principalmente, aproveitar essa oportunidade para promover a sua empresa. Contudo, é preciso saber exatamente em qual tipo de evento trará mais retorno para o seu negócio.

Preparamos um conteúdo abaixo para te ajudar a entender mais do assunto. Confira!

Tipos de eventos corporativos para uma empresa integradora

Existem vários tipos de eventos corporativos e é preciso analisar quais são aqueles que poderão trazer retorno para a sua empresa, de fato. Bem como, de que modo isso pode ocorrer. Por isso, listamos os tipos de eventos que podem ajudar a promover o seu negócio.

1. Feiras

As feiras são ótimas oportunidades para divulgação de uma empresa. É nesse tipo de evento que você consegue expor o seu produto/serviço e ter a oportunidade de conversar pessoalmente com clientes, capturando diversos leads qualificados. 

Porém, para que você tenha um ótimo retorno, é preciso saber qual o público que deseja alcançar (clientes de pequeno, médio e/ou grande porte). Em segundo lugar, você deve mapear as feiras que o seu público frequenta. 

Por exemplo: se você deseja focar no público residencial, busque feiras da área da construção civil, engenharia civil ou de imóveis/imobiliárias. Além de clientes, você também pode fechar grandes parcerias. Se o seu público é rural, você deve priorizar feiras do agronegócio e agropecuária, etc. 

Também é importante participar de feiras grandes do mercado fotovoltaico, para conhecer as principais tendências do mercado, como, por exemplo, a Intersolar South America.

2. Workshops e mentorias

Embora muitas pessoas fiquem confusas quanto aos conceitos de Workshops e mentorias, é importante distingui-los para entender como ambos podem dar uma maior projeção para a sua empresa e ainda gerar lucro.

Os Workshops são eventos que reúnem uma quantidade de pessoas que estão interessadas em aprender mais sobre determinado assunto. Esse conhecimento é repassado por meio de um instrutor de forma mais aprofundada do que em uma palestra, por exemplo. Outra característica, é que nesse tipo de evento o público interage mais ativamente. Bem como, o conteúdo é repassado de forma mais prática.

A mentoria, embora se assemelhe um pouco com o workshop, possui características distintas. Ela pode ser individual ou coletiva, contudo, sempre focando em problemas específicos que afetam os mentorados. Ou seja, é um treinamento personalizado.

É por meio da mentoria que você consegue tirar mais dúvidas e entender questões mais específicas que afetam o seu negócio. Os mentores são pessoas que possuem mais experiência e conhecimento do assunto e que poderão te ajudar a solucionar falhas e impulsionar o crescimento da empresa. 

Mas afinal, de que forma essas duas modalidades de eventos corporativos podem ajudar a promover sua empresa? Bom, a participação em eventos como esse darão mais visibilidade a sua empresa. Isso contribuirá tanto para mostrar aos seus clientes o quanto o seu time está preparado para atendê-los, como para a formação de um networking, com grandes parcerias.

3. Ciclo de palestras

Ser convidado para algum ciclo de palestras pode ser algo muito positivo para sua empresa, porque mostra que você tem autoridade para falar sobre a sua área de atuação, o que passa bastante credibilidade para o seu cliente/lead.

Além disso, é uma maneira de levar o conhecimento sobre a sua empresa para outras pessoas. Além de falar sobre a energia solar, você pode dar alguns exemplos positivos que envolvem a sua empresa, a forma como atua, etc.

4. Ações em condomínios

Outro tipo de evento que pode ser bastante explorado pela sua empresa são as ações em condomínios fechados. Você pode buscar essa parceria e organizar uma reunião com moradores para apresentar a sua empresa e explicar a importância da energia solar fotovoltaica e todos os seus benefícios.

Além de fechar vendas residenciais, você pode atingir um público maior. Afinal, é provável que muitos moradores sejam donos de empreendimentos e possuam interesse em instalar o sistema, para economizar com os custos de produção.

É interessante que você leve o seu time de vendas e realize um coffee break para permitir um momento interativo.

5. Eventos digitais 

Você também pode utilizar as ferramentas digitais para promover eventos remotos, como lives no Instagram ou YouTube, por exemplo. Desse modo, pode alcançar um vasto público e até mesmo capturar leads por meio das inscrições em landing page.

Nesse espaço, também é possível falar mais sobre a sua empresa e sobre os benefícios da energia solar. Além disso, você pode trazer convidados e pensar em temas estratégicos.

Como atrair público e converter clientes em eventos

Cada um dos eventos corporativos citados possui um formato diferente. Porém, uma mesma proposta: promover sua empresa. Antes de mais nada, é preciso sempre demonstrar que você tem domínio quando o assunto é energia solar.

Ao expor em feiras, por exemplo, é interessante preparar o seu stand com vídeos em telões de cases de sucesso da empresa, montagem dos projetos e resultados. Por mais que o seu time esteja preparado para argumentar com o cliente, você pode trazer materiais demonstrativos, para apresentar a qualidade dos equipamentos utilizados nas instalações. 

Outra opção é o uso de tablets para apresentar o portfólio da sua empresa ao cliente e demonstrar outras informações que considere importantes. Também é importante disponibilizar brindes no seu stand. Separe entre aqueles que você pode oferecer para os visitantes e para aqueles que decidem levar a negociação adiante.

Em palestras, você pode utilizar o recurso do QR Code, para que as pessoas interessadas na sua empresa possam seguir nas redes sociais ou entrar em contato pelo WhatsApp. 

Nas ações em condomínios, é interessante que o seu time também esteja preparado para capturar leads. Busque conversar com as pessoas que estão presentes e, caso elas estejam interessadas, anote todas as informações para entrar em contato.

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