Aprenda a impulsionar as suas vendas pelo WhatsApp

Confira como é possível alavancar suas vendas pelo WhatsApp Business, com as ferramentas que o aplicativo oferece


Aprenda a impulsionar as suas vendas pelo WhatsApp Business

Muitas ferramentas na internet se tornaram fundamentais para gerar oportunidades de negócio. As vendas pelo WhatsApp, por exemplo, revolucionaram a forma de comunicação com o cliente, permitindo uma interação mais prática, rápida e humanizada. 

Contudo, para que as vendas sejam realmente efetuadas, é preciso saber utilizar bem cada funcionalidade que esse aplicativo oferece. Quer entender como o WhatsApp pode ajudar a trabalhar a comunicação com o seu lead? Confira o conteúdo que a SolarZ preparou para você! 

Baixe o aplicativo do WhatsApp Business

O WhatsApp é a terceira rede social mais utilizada no mundo e a primeira mais usada no Brasil. Sendo assim, é indiscutível a importância que esse canal possui para a comunicação com o cliente, pela popularidade que ele tem.

E o melhor de tudo é que ele foi “adaptado” para empresas, por meio do WhatsApp Business, trazendo funcionalidades que melhoram a experiência do cliente, ao otimizar o contato dele com o seu negócio. Sendo assim, é importante que você faça o download desse aplicativo.

Funcionalidades do WhatsApp Business

Para entender melhor como essa rede social pode auxiliar no seu processo de venda, listamos algumas ferramentas que foram desenvolvidas especialmente para uma comunicação comercial. Confira:

1. Perfil comercial personalizado

Essa ferramenta permite que você insira todas as informações sobre a sua empresa no perfil do WhatsApp. Isso facilita o contato e repassa mais credibilidade e segurança para o seu cliente.

2. Mensagens e respostas automáticas

Nem sempre você consegue responder o cliente a tempo. Ou mesmo, pode acontecer de ele se comunicar no momento em que sua empresa não estiver em funcionamento. Para isso, você pode mandar mensagens rápidas, de saudação e de ausência.

Desse modo, é possível dar respostas ao seu cliente, informando que não está disponível; que logo irá atendê-lo ou passar outras informações de contato, para iniciar um diálogo com ele.

3. Catálogos de produtos

O WhatsApp Business permite que seja inserido um catálogo de produtos dentro do aplicativo. Nessa funcionalidade, você pode inserir uma imagem, nome do item, preço, descrição, link e código do item. 

Desse modo, poderá otimizar as suas vendas pelo WhatsApp, uma vez que o cliente pode visualizar os produtos/serviços que você está oferecendo, com preços. Ou mesmo, algum portfólio de projetos que a sua empresa já realizou. 

4. Etiquetas

Outra funcionalidade que facilita o seu processo de vendas pelo WhatsApp são as etiquetas. Com elas, você consegue identificar o status do seu lead e, consequentemente, de que forma deverá trabalhar ele.

Sendo assim, saberá sempre que um cliente está iniciando a jornada de compra e quando ele fecha negócio, partindo para um pós-venda.

As etiquetas funcionam como um filtro e o próprio aplicativo já oferece algumas sugestões:

Mas também é possível editar e inserir novas etiquetas, de acordo com a sua preferência. Assim, você personaliza o processo de atendimento virtual ao cliente.

5. Anúncios e links

Também é permitido impulsionar suas vendas pelo WhatsApp utilizando anúncios, disponibilizando links que direcionam diretamente para essa rede social. Bem como, gerar links para disponibilizar no Facebook e Instagram.

Isso permite que o cliente tenha acesso ao seu contato com muito mais facilidade, de modo que possa iniciar um diálogo com a empresa.

Como melhorar as vendas pelo WhatsApp

As funcionalidades do WhatsApp Business são muito úteis para melhorar a sua comunicação e manter um bom contato com os clientes. Mas não adianta ter ferramentas eficientes, se você não traçar boas estratégias de venda e, especialmente, se não souber realizar uma abordagem assertiva e humanizada.

Então, separamos algumas dicas para tornar o seu processo de contato com o cliente ainda mais eficiente:

1. Adicione um botão de WhatsApp no site da sua empresa

Quando o lead for até o seu site e se interessar pelo produto/serviço que a sua empresa oferece, ele buscará uma forma de entrar em contato para saber mais informações. 

Portanto, facilite esse contato, inserindo um botão no seu site que leve ao WhatsApp da sua empresa. Também é importante inserir links de direcionamento no seu Instagram, Facebook e outras redes sociais que você utiliza. O QR code também é uma opção para isso.

2. Humanize a sua comunicação com o cliente

Ser objetivo é importante para garantir que o seu cliente não se perca diante da sua proposta e saiba exatamente qual o produto/serviço que você está oferecendo. Contudo, busque sempre realizar essa comunicação de forma humanizada.

Ser objetivo não significa ser apático. Portanto, busque dar a atenção que o cliente precisa durante o atendimento. E lembre-se de usar com uma linguagem simples, para que ele possa compreender bem a sua mensagem.

3. Profissionalize o seu perfil no WhatsApp

Credibilidade é algo muito importante dentro de qualquer mercado. E se uma empresa visa crescer, ela realmente precisa conquistar a confiança do seu público. Obviamente, muitos fatores influenciam para que isso aconteça, e a sua imagem perante o público é fundamental nesse aspecto. 

Portanto, passar uma imagem profissional para o seu lead vai fazer com que ele sinta ainda mais segurança no seu negócio e se sinta à vontade para seguir com a jornada de compra.

Evite utilizar o WhatsApp da sua empresa para compartilhar fotos, status e opiniões pessoais. Além disso, utilize a funcionalidade do perfil comercial para cadastrar todas as informações corporativas.

4. Otimize processos

Por último, mas não menos importante: se você atua no mercado da energia solar, é fundamental saber qual o consumo de energia do seu cliente. 

Para um primeiro contato, você já pode otimizar o processo de negociação, solicitando com antecedência a conta de luz dele. Isso pode ser feito por meio de mensagens automáticas. Exemplo:

Olá, tudo bem? Fico feliz que você tenha entrado em contato com a (insira aqui o nome da sua empresa). Para agilizar o seu processo, preciso que nos repasse as seguintes informações:

  1. O sistema solar que deseja instalar será:
  • Residencial 
  • Comercial
  • Industrial 
  • Rural

2. Por favor, preciso que você envie a sua conta de luz ou informe qual o consumo médio de energia elétrica da unidade consumidora, da qual você deseja instalar o sistema fotovoltaico.

Com isso, você conseguirá otimizar a comunicação com o cliente. 

E aí, o que você achou das nossas dicas? Tente colocá-las em prática o mais rápido possível, garantindo um atendimento comercial de excelência ao seu cliente. Desse modo, haverá ainda mais possibilidades de ele conseguir cumprir com a jornada de compras e fechar negócio com a sua empresa, fazendo com suas vendas pelo WhatsApp sejam impulsionadas. 

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