4 ferramentas que fazem toda a diferença no processo de vendas de sistemas fotovoltaicos

Algumas ferramentas são essenciais para otimizar o processo de vendas e para convencer o lead a fechar negócio. Confira quais delas você não pode deixar de utilizar.


Processo de vendas

O processo de vendas de sistemas fotovoltaicos é bem mais complexo do que o de outros produtos e serviços. Isso porque ele envolve algumas etapas, que vão desde a visita técnica até a negociação das formas de pagamento.

Sendo assim, as vendas acabam sendo o desafio principal de muitas empresas integradoras. Afinal, convencer o cliente a fechar negócio com você, em um cenário em que a concorrência é grande, não é uma tarefa simples. 

Em suma, a demora para entregar um orçamento, o atendimento ruim e a falta de um diferencial competitivo podem, consequentemente, prejudicar sua venda. Mas calma, porque para todo problema existe uma solução…

Separamos aqui quatro ferramentas que podem ser utilizadas pelo seu time comercial e que, portanto, vão fazer toda a diferença para agilizar a venda. Confira:

1. Plataforma de CRM 

Em primeiro lugar, temos a plataforma de CRM, que é uma das mais importantes de todas. Isso porque ela proporciona agilidade no processo comercial e conduz o cliente durante a sua jornada de compras.

A sigla CRM (Customer relationship management) pode ser traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa ferramenta é utilizada pelo time comercial para receber leads e administrá-los, inserindo todos os dados de um contato, inicialmente, com diversas informações que são úteis no processo de vendas.

Como resultado de uma organização nas informações, você saberá o exato momento da compra de cada cliente. Isso ajudará o vendedor, de modo que ele tenha a abordagem correta ao lead, na hora exata, por exemplo.

Por isso, se você deseja otimizar o dia a dia do seu time comercial e, principalmente, tornar mais seguro e assertivo o seu processo de vendas, é essencial investir em uma ferramenta de gestão de clientes. 

No entanto, é importante escolher bem qual plataforma de CRM você irá utilizar. Afinal, existem muitas no mercado, mas nem todas irão suprir as necessidades da sua equipe e da rotina de trabalho da empresa.

2. WhatsApp

Uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no Brasil é o WhatsApp, por permitir que os diálogos virtuais sejam mais práticos e instantâneos. 

Ele se tornou também muito importante no mercado, permitindo que os clientes possam entrar em contato com as empresas com facilidade. O WhatsApp Business, possui funcionalidades que melhoram ainda mais a experiência do cliente no processo de atendimento.

Com ele, você consegue personalizar o perfil comercial da empresa; utilizar o sistema de mensagens instantâneas e automáticas; criar catálogos; utilizar etiquetas; impulsionar vendas com anúncios e links, etc. 

Além disso, você pode adicionar o botão do WhatsApp no site da sua empresa, de modo que o cliente possa visualizá-lo com facilidade e entrar em contato. 

Sem dúvidas, essa é uma ferramenta que vai auxiliar bastante na sua comunicação com o cliente. Portanto, é importante que você aprenda a explorar o máximo de recursos que ela oferece e otimize o seu contato com lead. Certamente fará toda a diferença!

3. Trello

Outra ferramenta essencial no seu processo de vendas é o Trello. Com ele, você pode organizar quais as tarefas que a sua equipe precisa realizar, de forma bastante prática. 

O Trello permite que você crie quadros e insira cartões com as atividades que deseja realizar. Neles, você consegue escrever descrições, inserir os membros do time que irão realizar determinada tarefa, adicionar etiquetas, datas com prazos, anexos, capas e ainda fazer um checklist. 

São muitos os recursos que podem ser explorados para otimizar o seu tempo e organizar as ações e informações da empresa. O mais legal é que ao clicar no botão “Power-up do calendário”, disponível na barra de tarefas, você consegue visualizar as demandas com base nas datas. Ou seja, é possível visualizar um calendário, marcado com as ações destinadas para cada dia:

Você também pode criar um funil de vendas por meio do Trello, com quadros. Por exemplo:

  1. Contato
  2. Visita técnica 
  3. Envio de proposta
  4. Envio de orçamento
  5. Compra efetuada
  6. Instalação da usina

Essas são algumas demonstrações de quadros que vão organizar todo o seu processo de vendas. Nós também disponibilizamos um modelo de quadro no Trello que será bastante útil para a sua equipe. Ele já possui quadros prontos, com as etapas de vendas de uma empresa de energia solar. Para baixar gratuitamente, é só clicar no botão abaixo:

4. Plataforma de monitoramento

Você pode está se perguntando nesse momento o porquê incluímos uma plataforma de monitoramento como ferramenta fundamental no processo de vendas. Mas a resposta é simples: ela é um diferencial competitivo na hora de fechar negócio com o cliente.

A venda de um sistema fotovoltaico é, de fato, complexa. Portanto, exige que o integrador demonstre qualidade no produto/serviço para convencer o cliente a fechar negócio. 

O monitoramento faz com que o cliente compreenda que ele continuará sendo assistido, mesmo após a venda. Isso é fundamental para que ele sinta segurança com a sua empresa e saiba que não será abandonado caso venha a ter algum problema. 

Como resultado, ele tende a fechar negócio com você, pois sabe que receberá um atendimento de pós-venda com qualidade.

A plataforma de monitoramento da SolarZ é a mais completa do mercado e oferece um diferencial competitivo ao cliente na hora da venda. Teste gratuitamente para conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.