Saiba porque o seu cliente não te indica

Entender o porquê o seu cliente não indica você é o principal passo para melhorar o seu relacionamento com ele.


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De acordo com uma pesquisa da Greener realizada no primeiro semestre de 2021, o canal que mais gera venda de sistemas fotovoltaicos é a indicação. Essa foi a resposta de 78% dos participantes. 

Embora seja o meio de atrair clientes mais eficiente, muitas empresas ainda falham ao utilizá-lo, simplesmente porque não trabalham a satisfação do cliente. Mesmo que campanhas de indicação funcionem, é necessário garantir que a pessoa que já efetuou uma compra com você, esteja feliz com o negócio.

Portanto, além de garantir um ótimo atendimento e um produto/serviço de qualidade, é fundamental investir em ações de pós-venda eficazes. Isso faz com que o seu cliente aumente o nível de satisfação e te indique para outras pessoas. 

Mas, afinal, o que exatamente você pode está fazendo que não anda agradando o consumidor? Bom, separei aqui alguns pontos que podem estar atrapalhando a avaliação da sua empresa e, consequentemente, as indicações dela. Dessa forma, você conseguirá entender o porquê o seu cliente não te indica.

1. Demora ao realizar a instalação

Sabemos que o processo de instalação não é simples, pois depende de alguns fatores como:

  • Visita técnica e elaboração do projeto
  • A homologação do projeto junto a concessionária para garantir o uso do sistema de energia solar conectado à rede (o que pode render bastante estresse).
  • A disponibilidade de equipamentos para garantir a instalação da usina

Além disso, é possível que a sua empresa tenha uma quantidade de projetos maior do que previsto. Isso pode acabar atrasando os processos de instalação.

Contudo, é importante que você busque adiantar ao máximo as obras. Algumas empresas ficam relapsas após o fechamento do contrato e não dão atenção ao cliente, nem ao menos para justificar o atraso na instalação. 

Se você pretende evitar comentários negativos sobre sua marca e, de quebra, ainda ser indicado, não cometa esses erros.

2. Falhas no sistemas fotovoltaico

Qualidade no produto/serviço é o mínimo que o seu cliente espera, correto? Portanto, tente não o decepcionar com relação a isso. 

Eu sei que falhas acontecem e fogem do nosso controle às vezes. Porém, algumas ações são de sua responsabilidade e, portanto, você deve tomar as devidas providências, pois o cliente só indica aquilo que de fato gosta.

Primeiramente, é essencial que escolha sempre marcas de fabricantes confiáveis e de qualidade. O preço influencia na compra, contudo, não dá para errar com o seu cliente quanto a isso. 

É sua obrigação explicar para ele que um equipamento ruim vai comprometer a geração da usina. E isso, obviamente, irá desencadear problemas na geração da usina.

Sendo assim, não escolha produtos ruins para compor o kit fotovoltaico do seu cliente. Além disso, invista na qualidade da instalação, pois isso é fundamental para evitar incidentes. Nada de gambiarras, ok?

Procure bons fabricantes de estruturas para efetuar uma boa fixação dos painéis. Com isso, dificilmente eles irão sair por aí voando em caso de ventania, rs. 

Ah, e não menos importante: nunca deixe o seu cliente na mão. Se ele procurar a sua ajuda, ofereça a assistência necessária. É fundamental fazer com que esse cliente se sinta assistido.

Esse suporte vai fazer toda a diferença, afinal, a compra de um sistema fotovoltaico é como um casamento de 25 anos. Durante esse período, o seu cliente vai te procurar algumas vezes e, com esse acompanhamento, ele te indica para outras pessoas.

3. Atendimento ao cliente

Temos que concordar em uma coisa: o atendimento faz toda a diferença para o cliente. E isso é algo que a sua empresa não pode descuidar em hipótese alguma, desde o primeiro contato e até mesmo após o fechamento da venda. 

Lembre-se de uma coisa: o cliente nunca vai fazer orçamento apenas com você. Ele sempre vai buscar outras opções e avaliar cautelosamente, pois trata-se de um investimento alto. 

Ninguém quer ter dores de cabeça e se elas começarem já no primeiro atendimento, dificilmente ele vai seguir adiante com a sua empresa. Então, busque ser atencioso e ágil para garantir essa venda.

Mas não se esqueça de uma coisa, se você quer que o cliente apresente a sua empresa a outras pessoas de forma positiva, não o trate mal ou o ignore após fechar negócio.

Um dos grandes motivos do porque ele te indica, é justamente pela forma com que é tratado.

4. Falta de ações de pós-venda

Acha que parou por aí? Não mesmo! Um pós-venda ativo faz TODA a diferença na avaliação que o cliente faz de você.

Lembra quando eu te falei que a compra do sistema fotovoltaico equivale a um casamento de 25 anos? Pois é, durante esse período, ele vai precisar realizar limpezas, manutenções e até mesmo a troca/conserto de algum equipamento que não esteja funcionando bem. 

Mas vou te contar uma coisa: algumas das maiores reclamações de clientes finais está nas seguintes questões:

a) Aumento na conta de luz, devido ao consumo excessivo

Acontece que alguns clientes acreditam que porque instalaram o sistema fotovoltaico, a energia será infinita. Mas nós sabemos que isso não é verdade, pois a usina irá gerar apenas aquilo que foi projetado.

b) Problemas na concessionária, quando ela não contabiliza a energia

Esse é um problema clássico, independentemente da localização do cliente. É comum que algumas concessionárias acabem não contabilizando a energia gerada pela usina e isso gere uma grande dor de cabeça.

c) Baixo desempenho do sistema

Como sabemos, alguns fatores podem afetar a geração de energia. E eles podem ocorrer por diversos motivos, como pequenas falhas no sistema, sujeiras e uma menor incidência de luz, em dias nublados. É importante sempre monitorar a usina, para verificar o que está causando esse problema e resolvê-lo o mais rápido possível.

d) Falta de comunicação com o inversor 

Esse também é um problema bem comum que as pessoas que geram a própria energia enfrentam. Entretanto, isso ocorre em boa parte das vezes devido a problemas com a internet, seja por falta de conexão, troca de senha ou outros motivos.

Bom, falamos sobre alguns dos problemas que podem surgir após a instalação da usina, e espero que isso tenha te alertado para uma questão fundamental: fazer pós-venda é imprescindível para garantir o sucesso na experiência do cliente.

O monitoramento dos sistemas fotovoltaicos, junto com limpezas e manutenções, vão garantir uma longa vida útil da usina. Portanto, são indispensáveis. Tudo isso contribui significativamente para a satisfação do cliente.

Se ele não te indica, é porque muito provavelmente não criou um vínculo com a sua empresa. E o pós-venda existe justamente para mudar isso e fazer com que você vire autoridade do mercado e construa um bom relacionamento com aqueles que estão fechando negócio contigo.

Vou deixar aqui dois materiais para que você aprenda a como estruturar o seu pós-venda:

1º Nosso eBook sobre pós-venda

2º Tabela de precificação do pós-venda

 

Espero que tenha gostado do nosso artigo!

1 comentário em “Saiba porque o seu cliente não te indica”

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