A importância das ferramentas de CRM para impulsionar as vendas no mercado solar

As ferramentas de CRM são fundamentais para acompanhar todos os processos da jornada de compra dos clientes e conduzir a equipe do comercial.

O CRM (Customer relationship management) é uma sigla que pode ser traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. As ferramentas de CRM são bastante utilizadas pelo time comercial para receber leads, ou seja, os contatos que manifestaram interesse no produto/serviço oferecido pela empresa, mas que ainda não são clientes. Por meio delas, esses leads seguem etapas até que cumpram uma jornada de compra satisfatória.

Funções de um CRM

Uma das principais funções do CRM é a agilidade que ele proporciona no processo de jornada com o cliente, para que ele não fique desassistido no processo comercial com a empresa e se sinta bem conduzido. Também é importante para que a empresa não fique refém da memória do comercial. Isso prejudicaria o cliente, pois correria o risco de ele sempre precisar repetir dados e informações que já foram disponibilizados anteriormente.

O CRM possibilita uma sintonia entre os times que estarão conduzindo o cliente, para que ele sinta que está em uma mesma jornada, embora seja atendido por diferentes pessoas. As ferramentas de gestão ajudam a realizar um bom aproveitamento, através de dados, da base de clientes e leads que chegam até a empresa.

Com as informações organizadas, além de facilitar as vendas, você consegue potencializá-las, pois sabe exatamente o momento da compra de cada cliente. Outro ponto positivo é que permite tomar decisões de maneira mais rápida. Para ter gestão é necessário que haja um investimento, porque o retorno disso é muito visível para qualquer operação.

Como as ferramentas de CRM ajudam nas vendas?

Mais do que ter um CRM, é preciso saber como utilizá-lo para impulsionar suas vendas. Essas ferramentas são fundamentais para a gestão da carteira de clientes, principalmente para o time comercial. É um grande diferencial para o vendedor, porque o ajuda a entender que precisa ter um controle de pipeline, do que está mais propenso a fechamento, o que deve ser priorizado, as contas que ele precisa dar mais atenção e o momento de compra.

Além disso, o próprio gestor pode entender o perfil do comercial dele, conseguindo fazer essa distribuição a partir do CRM, de acordo com o perfil do vendedor e dos produtos ou serviços que oferecem. Desse modo, é possível entender exatamente como direcionar o time comercial, otimizar o processo e facilitar as vendas.

Como escolher um bom CRM?

É preciso sempre observar quais os diferenciais que as ferramentas de CRM possuem e os benefícios que elas podem oferecer, especialmente no mercado de energia solar, em que as vendas são bastante complexas.

A Safeleads, por exemplo, é um software de gestão voltado exclusivamente para o setor fotovoltaico. Oferece pré-configurações de dimensionamento e elaboração de propostas automáticas, tornando a operação mais barata, envolvendo o vendedor apenas na área comercial.

Além disso, ainda oferecem um aplicativo para o vendedor, para que ele possa fazer a gestão de qualquer lugar, estando conectado na internet. O modelo de software funciona como serviço, pois não oferecem somente a plataforma, a tecnologia em si.

A Safeleads conta com um time de especialistas nesse mercado, que ajudam a empresa a escalar, que amparam e treinam o empresário, melhorando processos e otimizando toda a operação dele. Entrega ferramentas, configurações, consultorias, treinamentos, para que seja possível somar e contribuir com o mercado.

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