4 funcionalidades da SolarZ para turbinar o seu pós-venda solar

Realizar um pós-venda ativo te ajuda a acompanhar o cliente e melhorar a experiência dele com a sua empresa. Listamos 5 funcionalidades da SolarZ que são fundamentais para isso.


5 funcionalidades da SolarZ que podem turbinar o seu pós-venda solar

Imaginar que os clientes estarão sempre satisfeitos com a venda é uma utopia, porque alguns problemas surgem após a entrega da usina. Sendo assim, você não pode negligenciar a assistência que dará nessa etapa da jornada de compras. 

Caso ignore as necessidades do cliente, com certeza encontrará grandes desafios para o crescimento e fortalecimento da sua empresa no mercado.

Realizar um pós-venda efetivo é uma forma de oferecer segurança, acompanhar o consumidor e agregar valor à sua marca. Além disso, ainda te permite gerar receita recorrente por meio da oferta de serviços. 

Mas o pós-venda solar não se limita apenas a atender às reclamações que chegam até a sua equipe de suporte. Ele é importante para antecipar dores e evitar que grandes problemas surjam.

Se você visa impulsionar as vendas por indicação, com certeza vai precisar realizar um monitoramento solar efetivo. A plataforma da SolarZ possui diversas funcionalidades que podem turbinar o seu pós-venda. Listamos quatro delas aqui abaixo:  

1. Download automático das faturas

Uma das maiores reclamações dos clientes finais está nos problemas com a concessionária. Seja por erros na leitura da fatura ou pela troca nos números da energia injetada e consumida. 

No caso do cliente que é produtor rural, por exemplo, a leitura não é feita pela companhia elétrica, e algumas vezes o próprio consumidor acaba esquecendo de realizar esse procedimento. Com isso, a concessionária passa a cobrar a média de consumo dos últimos 12 meses, desconsiderando a energia que foi injetada. Como resultado, o cliente paga uma conta alta e se frustra com o investimento feito na usina solar. 

Essas são apenas algumas das dores de cabeça que podem surgir. Pensando nessa questão, a SolarZ passou a realizar o download automático da fatura, possibilitando uma maior praticidade ao integrador e ao cliente final. Atualmente, 99% das concessionárias já são integradas à plataforma. 

2. Acompanhamento de múltiplas usinas em um só portal

Uma das maiores reclamações dos integradores, quando o assunto é monitoramento solar, está na dificuldade em coletar informações de diversos portais de inversores para acompanhar as usinas dos clientes.

Se você trabalha com diferentes fabricantes, entende bem do que estamos falando. O sistema da SolarZ permite uma otimização na verificação dos dados dos sistemas fotovoltaicos, verificando múltiplos portais de monitoramento em um único lugar.

Também permite que você possa monitorar múltiplas contas de um mesmo portal de monitoramento simultaneamente. Atualmente, são mais de 90 portais compatíveis com a nossa plataforma.

3. Alerta de falhas 

Ao longo dos anos de vida útil do sistema fotovoltaico, diversos problemas podem surgir. Desde incidentes mais graves que podem deteriorar totalmente a usina, até aqueles que, embora aparentem simplicidade, prejudicam bastante a geração de energia.

A falta de manutenção e a própria sujeira nas placas solares, por exemplo, podem interferir no desempenho, trazendo insatisfação para o cliente. Para Evandro Cahino e Lucas Montenegro, fundadores do Café Solar, o acúmulo de sujeira nos módulos pode ocasionar perdas por sombreamento, pois a poeira, poluição e fezes de aves e felinos fazem com que não haja a incidência direta de raios de sol.

Receber alerta de falhas é fundamental não apenas para corrigir os problemas que impedem a geração, mas para identificá-los com antecedência, de modo a impedir que eles ocorram e prejudiquem a performance da usina. O sistema da SolarZ oferece essa funcionalidade para o integrador, garantindo que ele visualize os status das usinas dos clientes.

4. Relatórios mensais

Uma das funcionalidades favoritas dos clientes da SolarZ é geração de relatórios da plataforma. isso porque eles eliminam um trabalho braçal e que demanda bastante tempo para as equipes de pós-venda das empresas. 

Pelos relatórios da SolarZ, os integradores conseguem acompanhar diversas informações sobre geração, consumo e desempenho. É possível analisar, por exemplo, a geração diária e a mensal; a energia injetada (kWh); a energia compensada (kWh); créditos acumulados (kWh); a economia obtida (ou seja, o valor que deixou de ser pago a concessionária nesse período), entre outros dados. 

Isso permite que o cliente final consiga compreender de forma simples como a usina dele está performando, esclarecendo todas as dúvidas que ele possa ter. Quando o consumo do cliente consta como duplicado e é feita uma reclamação sobre o valor da fatura, por exemplo, o relatório ajuda a identificar se realmente está havendo um maior consumo de energia ou se a usina não está performando bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.