Carlos Gomes, CEO da SunNorte Solar, destaca que apresentar uma plataforma de monitoramento de usinas solares ao cliente, durante o processo de vendas, ajuda a fechar negócio.

O monitoramento de usinas solares é essencial para toda integradora que pretende realizar um pós-venda, fornecendo uma ótima assistência ao cliente. Contudo, muitas empresas esquecem de destacar isso na hora da venda e apresentar como um diferencial de qualidade do seu produto/serviço.
Carlos Gomes, CEO e fundador da SunNorte Solar, destaca sobre a importância de explicar ao cliente como o monitoramento solar é realizado. Para ele, isso passa segurança durante a negociação e ajuda a convencer o cliente de fechar a compra.
A implementação da plataforma de monitoramento de usinas solares pela SunNorte
A SunNorte Solar está no mercado fotovoltaico desde 2019 e fica localizada em Parauapebas – PA. Carlos Gomes afirma que a maior preocupação da empresa está em oferecer o máximo de qualidade para os clientes. Por isso, sempre buscou ferramentas que auxiliassem a melhorar o produto/serviço fornecido e passou a compreender a importância da realização do pós-venda. Para ele, a empresa que não estiver disponível para dar uma assistência ao cliente, irá sair do mercado.
Na busca por ferramentas que suprissem as necessidades diárias de acompanhamento aos clientes, Carlos descobriu a SolarZ, por indicação de um amigo. Foi quando resolveu investir na plataforma de monitoramento de usinas solares, para garantir a realização de um pós-venda que ofereça qualidade e segurança ao consumidor.
O uso da plataforma SolarZ para auxiliar nas vendas
Além de ajudar a melhorar a experiência do cliente, o monitoramento das usinas solares se tornou uma ferramenta poderosa para o prospecto, na visão do CEO da SunNorte, ajudando a trabalhar o lead.
O aplicativo da SolarZ é instalado nos celulares dos vendedores e apresentado aos clientes, enquanto a venda ainda está em negociação. Para Carlos, a ferramenta é muito importante para ajudar a fechar negócio.
A energia solar requer um investimento alto e quando o cliente é residencial, a preocupação principal dele é com o pós-venda. Caso seja oferecido esse suporte por meio da plataforma, o cliente fica mais seguro.
“Quando vamos entregar o sistema para o cliente, levamos a nota fiscal, o contrato e um relatório da usina dele, para mostrar como funciona. Isso gera uma confiança incrível. E todos os clientes que usam a SolarZ dão a nota máxima para a plataforma”, explica Carlos Gomes
Com a venda efetuada, são oferecidos dois meses de uso gratuito do aplicativo SolarZ, para que o cliente possa utilizar as funcionalidades disponíveis e acompanhar sua usina. Assim, ele se familiariza com a ferramenta e normalmente tende a fechar contrato para continuar utilizando, de modo que gere receita recorrente para a integradora.
A expansão do setor de pós-venda da empresa com a plataforma de monitoramento de usinas solares
Para a SunNorte Solar, o pós-venda oferece muita vantagem com a geração de receita recorrente. Bem como, por meio da satisfação do cliente, que impulsiona as vendas por indicação. Ao enxergar essas vantagens, a empresa está buscando investir mais nesse setor.
O projeto visa passar a atender sistemas fotovoltaicos que não sejam de clientes da SunNorte Solar, oferecendo um monitoramento. Para Carlos Gomes, essa é uma forma de dar assistência, inclusive, na troca de peças e nos reparos que os sistemas possam vir a exigir.
Para ele, mesmo que uma empresa de energia solar não esteja precisando de um pós-venda, vai chegar um determinado momento em que o cliente precisará da assistência. Portanto, será necessário ter alguém acompanhando o sistema para ver sua geração e identificar possíveis problemas que possam ocorrer.
Como treinar a equipe de pós-venda
O primeiro passo da SunNorte Solar para treinar a equipe pós-venda foi oferecer o material disponibilizado pela SolarZ, disponível nas redes sociais e no portal, para esclarecer dúvidas. Carlos acredita que esse conteúdo ajuda a realizar o processo de pós-venda sem muita burocracia.
Hoje o treinamento é muito prático e funciona de forma virtual. É repassado para a equipe o que precisa ser estudado e os resultados que devem ser obtidos. Bem como, disponibilizam o acesso à plataforma, que na visão de Carlos, possui uma fácil identificação de cada proposta. A SunNorte tem um funcionário exclusivo para trabalhar com o pós-venda e visa contratar, em breve, outra pessoa para auxiliar no setor.
