4 estratégias eficientes para capturar leads no mercado solar

Aprenda a capturar leads novos para a sua empresa, utilizando quatro estratégias assertivas de marketing e vendas


capturar leads

Toda empresa com certeza já passou pela dificuldade em capturar leads qualificados. No mercado solar, devido a complexidade da venda, o desafio se torna ainda maior. Contudo, existem algumas estratégias eficientes para obter novos contatos e clientes.

Um primeiro fato é que você precisa investir em ações de marketing assertivas e utilizar o meio digital como aliado para isso. Sim, o seu público também está na internet e você tem que acompanhá-lo. Mas esse não é o único meio de conseguir capturar leads. Listamos abaixo 4 estratégias que vão te ajudar com essa tarefa. Confira!

1. Tráfego Pago

Muitos integradores não conseguem acreditar que vão realizar vendas por meio da internet. Mas isso é um grande erro e Douglas Andrade, da Solar Power Photovoltaic, pode provar. Ele é um grande adepto das mídias digitais na sua empresa para fechar negócios e ninguém tem dúvida que isso vem dando certo.

Uma das grandes apostas dele é o tráfego pago. Para quem não conhece bem essa estratégia, ela consiste em uma audiência que acessa o seu site ou redes sociais por meio de anúncios que são distribuídos pela internet.

Contudo, isso não é feito de qualquer forma. Existe todo um planejamento, que seleciona o público que deve receber o seu anúncio, para que ele funcione de forma mais eficiente e alcance as pessoas corretas. O tráfego pago funciona como uma estratégia ideal para quem deseja impulsionar e acelerar o crescimento da empresa. 

Por meio dele, você consegue dar mais visibilidade ao seu negócio. Porém, é preciso saber escolher exatamente o material que você quer divulga. Ele precisa ser atrativo ao público que receberá o anúncio.

O valor que será investido é relativo e fica ao seu critério, mas para quem está começando, é válido impulsionar publicações, mesmo que seja pagando pouco. Gradativamente isso pode ir aumentando. Algumas das ferramentas utilizadas para realizar o tráfego são:

  • Google Ads
  • Instagram Ads
  • Facebook Ads
  • Anúncios no YouTube
  • LinkedIn Ads

É importante que você contrate um profissional que entenda bem sobre assunto, pois isso fará toda a diferença no retorno que sua empresa terá. Para obter bons resultados, é preciso realizar um bom trabalho.

2. Feiras e eventos

Estar em ambientes virtuais é importante, mas é necessário que a sua empresa também esteja presente em espaços físicos. Uma ótima oportunidade de capturar leads é participando de feiras e eventos.

Embora você possa ser apenas patrocinador, é interessante focar em exposições, onde as pessoas possam visitar o stande da sua empresa e conversar com seus vendedores.

É importante entender quem é o seu público para investir nos eventos corretos. Por exemplo: se você atende clientes rurais, busque participar de feiras do agronegócio. 

Outra oportunidade é estar em feiras de engenharia, pois além de fechar negócio com clientes finais, ainda é uma ótima possibilidade de gerar parceiros, como construtoras que buscam instalar sistemas fotovoltaicos em suas obras.

3. Marketing de conteúdo

Já falamos sobre tráfego pago, mas uma grande oportunidade de capturar leads qualificados de forma orgânica é produzindo conteúdo. Sabe quando você possui aquela dúvida e pesquisa no google? Pois é, o seu cliente também passa por essa situação.

E acredite: antes de fechar negócio, ele irá fazer longas pesquisas sobre energia solar. Então, esse é o momento ideal para esclarecer as dúvidas do seu cliente e mostrar a ele que você é autoridade no assunto. 

Produza conteúdos para o seu blog, instagram, facebook, linkedin, youtube, entre outras redes. Utilize essas ferramentas gratuitamente para provar que a sua empresa sabe o que faz. 

Mas lembre-se que é preciso ter qualidade, originalidade e criatividade para se destacar entre a concorrência. As técnicas de SEO vão te ajudar bastante com isso. Portanto, otimize o conteúdo que será produzido pela sua equipe de marketing. 

Você também pode impulsionar esse material por meio do tráfego pago para um maior crescimento. Além disso, é possível inserir formulários de captura de leads nas páginas do blog, por exemplo. E fornecer materiais para que o seu lead baixe, logo depois de se inscrever na sua landing page.

4. Campanhas de indicação

Um fato que o nosso time da SolarZ sempre destaca: o canal de vendas mais eficiente no mercado solar ainda é a indicação. Por isso, você precisa trabalhar bastante na qualidade da instalação e dos equipamentos que fornece ao seu cliente; no atendimento e pós-venda.

Tudo isso fará com ele se torne não apenas um cliente satisfeito, mas um embaixador da sua marca. E, com isso, também indicará sua empresa para amigos, familiares, parentes, etc. Mas para impulsionar ainda mais esse canal de vendas, é importante que você faça campanhas de indicação. 

Você pode oferecer a ele alguns produtos ou serviços, como um ano de pós-venda gratuito, ou mesmo algum outro tipo de premiação, caso a pessoa que recebeu a indicação feche a venda. 

Se preferir, os benefícios da campanha podem servir para ambos, tanto para o novo cliente, quanto para aquele que indicou a sua empresa. Isso fica ao seu critério. Contudo, é fundamental que você realize esse tipo de campanha para capturar leads novos.

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