Marketing de indicação para o mercado de energia solar

O marketing de indicação tem o objetivo de traçar estratégias e desenvolver ações para promover vendas, com a ajuda dos próprios clientes.


Marketing de indicação para o mercado de energia solar

Com certeza você já ouviu falar sobre o marketing de indicação, certo? Mas sabe qual é a importância dele para impulsionar as suas vendas e como montar estratégias assertivas para o seu negócio no mercado de energia solar?

Primeiramente, vou te mostrar um dado disponível na pesquisa da Greener, que foi divulgada em agosto de 2021:

Nesse gráfico, é possível observar que a confiança (baseada na credibilidade e na indicação) contribui em 45% para a escolha do integrador/fornecedor. Por mais que o cliente vise bastante o preço, ele sempre considera a qualidade do produto/serviço. 

O marketing de indicação tem o objetivo de traçar estratégias e ações para gerar novas vendas, utilizando os seus próprios clientes e até mesmo parceiros da sua empresa. Ele é um canal bastante eficiente para divulgação da marca e é decisivo na hora de fechar negócio. 

Afinal, é sempre importante ter uma prova social daquele produto/serviço que você tanto deseja comprar, vinda de alguém que você realmente confia.

Mas para que essa recomendação ocorra, é preciso garantir uma ótima experiência do cliente com a sua empresa. Desse modo, ele se tornará o promotor da sua marca e divulgará ela de forma positiva para outras pessoas. 

Embora isso possa ocorrer naturalmente, sem necessitar de grandes campanhas ou ações, o marketing de indicação vai te ajudar a impulsionar ainda mais esse canal de vendas. Principalmente porque os leads que chegam por indicação possuem uma maior propensão a fechar negócio.

Campanhas desenvolvidas pelo marketing de indicação 

Para Rodrigo Noll, maior especialista do Brasil em marketing e vendas por indicação, é fundamental que a empresa faça, primeiramente, uma autoavaliação. Analisando, por exemplo, a sua presença digital.

“Isso é, você, sua empresa ou marca, aparece no Google quando é digitada? Seu perfil nas redes sociais está ativo e possui identificação com a sua persona?”

Uma boa oportunidade, é você marcar presença digital, promovendo seu conteúdo como se ele fosse um argumento a mais, gerando reputação, autoridade e credibilidade na internet.

A estratégia mais utilizada para impulsionar as vendas por indicação consiste em oferecer algum benefício ao seu cliente atual, que o estimule a te indicar para algum amigo/parente. 

Listamos algumas dicas que podem ser aplicadas na hora de planejar a sua campanha: 

1. Escute o seu cliente e ofereça o que ele realmente consegue enxergar valor;

2. Pense fora do seu mercado. Você pode oferecer benefícios que não estejam ligados à energia solar;

3. Não ofereça CashBack ou remuneração em dinheiro;

4. Meça a campanha. Apenas lançar e não acompanhar o funil, não vai mostrar a real percepção dos resultados;

5. Execute a campanha pelo menos 1 vez a cada trimestre.

Algumas premiações podem ser oferecidas para o seu cliente em troca da indicação, como:

a) 6 Meses de monitoramento da usina

b) 6 Meses de suporte à concessionária e dúvidas

c) Garantia de mais 1 (um) ano da instalação

Você também pode encontrar um grande parceiro para realizar uma campanha de indicação, do qual ambos oferecerão benefícios para o cliente atual e a pessoa que receberá a indicação, assim que ela efetuar a compra.

Também é muito importante pensar em como trabalhar a divulgação da campanha, para que seja possível alcançar a sua persona. A ação do seu time de marketing é essencial para fazer com que a sua empresa tenha um retorno positivo. Alguns exemplos de produtos que podem ser desenvolvidos:

  • Uma logo oficial da campanha
  • Tag e Stories
  • Flyer da campanha
  • Landpage
  • E-mail marketing de divulgação
  • Vídeos para YouTube
  • Live do Instagram

É fundamental que você saiba usar uma boa copy para obter uma persuasão, diante de qualquer ação de marketing. Se você tem dúvidas sobre como entrar em contato com o seu cliente para divulgar uma campanha de indicação, baixe o nosso modelo de mensagem!

A importância do relacionamento com o cliente para as vendas por indicação

Por melhor que seja a campanha de indicação que você promova, é preciso entender que essa ação só funcionará se o seu cliente estiver realmente satisfeito. O investimento em uma usina solar é alto e caso o sistema fotovoltaico não esteja trazendo os resultados esperados, ou mesmo a sua empresa negligencie o atendimento em algum momento, o seu cliente não se sentirá realizado com a aquisição.

Desse modo, é pouco provável que ele se sinta à vontade para te indicar a outras pessoas, principalmente a amigos e familiares.  Portanto, é fundamental que você foque na experiência do cliente, desde o primeiro contato dele, enquanto lead, até o pós-venda.

Isso vai te ajudar, inclusive, a manter um contato constante com esse cliente, fazendo com que ele se sinta especial. A exclusividade é um gatilho de venda importante e com certeza será essencial nesse processo de vendas por indicação. 

Afinal, todo mundo gosta de receber atenção ao ser atendido e se sentir assistido, certo? Isso é um diferencial importante, porque além de transmitir segurança, demonstra que você se importa realmente.

Ofereça toda a assistência necessária, especialmente após a instalação da usina, quando algumas necessidades irão surgir. Isso é primordial para que esse relacionamento seja saudável e traga bons frutos, como as vendas por recomendação.

Ahh, e é muito importante que você destaque isso nas suas estratégias de marketing de indicação. Mostre sempre o quanto a sua empresa está disposta a sempre ajudar os clientes e que realiza um pós-venda de qualidade.

O que o pós-venda tem a ver com o marketing de indicação?

Como já dissemos, o relacionamento com o cliente é fundamental para que o seu marketing de indicação realmente funcione. E no mercado solar, essa necessidade se intensifica ainda mais.

Um sistema fotovoltaico exige cuidados, como a limpeza e manutenção. Além disso, alguns problemas podem surgir nos equipamentos ao longo do tempo. Seja por defeito de fabricação ou incidentes que possam vir a ocorrer. 

Por isso, é importante realizar um pós-venda que atenda ao cliente nesses momentos, oferecendo seguros e diversos serviços, como o monitoramento das usinas solares, que realizam alertas sempre que algum problema acontecer. 

Isso vai garantir uma maior satisfação do cliente com o produto/serviço da sua empresa. Além disso, você ainda pode oferecer esses serviços gratuitos como benefícios da campanha de indicação.

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