Passos da instalação de um sistema fotovoltaico do Grupo A

Marcelo Abuhamad explica quais são os passos para a realização da instalação de um sistema fotovoltaico do Grupo A.


Grupo A

A instalação de um sistema fotovoltaico do grupo A é um desafio para os integradores. Isso acontece devido à complexidade que uma obra como essa possui. Sem um projeto de qualidade, conhecimento técnico e preparação, há o grande risco de ocorrerem prejuízos ou acidentes. 

Marcelo Abuhamad, sócio e diretor comercial da Bonö Fotovoltaico, explica quais são os passos para uma instalação desse porte, bem como, quais os cuidados que o time responsável deve ter para evitar problemas.

1. Venda 

A instalação de um bom projeto fotovoltaico do grupo A, inicia-se com uma venda qualificada. Ela é feita por um consultor/vendedor que possui a capacidade técnica e comercial de persuadir o cliente das verdadeiras informações sobre a usina. Bem como, explicar sobre os riscos com a distribuidora (atrasos, adequações de rede, aumento de carga, etc) e os processos internos da empresa: projeto, relacionamento com a concessionária, instalação, entrega técnica e O&M. 

A proposta comercial fechada também deve prometer algo factível de entrega (prazo, qualidade, performance, etc) e que vá de encontro a necessidade do cliente, ou seja, deve ser de fato a solução ideal para o cliente do grupo A.

2. Engenharia

Após a venda, devemos realizar os processos de projeto executivo, em conformidade com a concessionária e seus procedimentos para homologação. Bem como, com relação a eventuais adequações necessárias na instalação elétrica do cliente. 

Além dos projetos necessários para homologação devemos realizar todo projeto executivo a fim de garantir a qualidade e padrão em campo para as equipes de instalação e as listas de materiais para a equipe de suprimentos.

3. Suprimentos

Com projetos executivos realizados, a equipe de suprimentos deve garantir em tempo e qualidade os materiais solicitados derivados dos projetos executivos, a fim de possibilitar a construção em conformidade da usina solar.

4. Construção

Momento executivo em campo, onde devemos entregar a instalação em conformidade com o projeto e suprimentos, originando um projeto seguro, com excelente qualidade e performance.

5. Comissionamento

Após a instalação concluída, a equipe de comissionamento entra em campo a fim de atestar e assegurar que a instalação esta devidamente instalada. Com isso, é possível fazer a energização do sistema e a entrega técnica ao cliente final.

6. O&M 

O trabalho não termina quando inicia a geração! Devemos ter uma equipe qualificada para receber o cliente final logo após a entrega técnica, seja para serviços corretivos, preventivos ou acionamento de garantias de equipamento ou instalação. 

É necessário realizar o monitoramento (SolarZ) frequente e em tempo real das usinas instaladas, o envio de relatórios de performance e também vender serviços de manutenção preventiva e de operação, após o período de garantia de instalação.

Os principais cuidados ao realizar um projeto para clientes do grupo A

Ao realizar um projeto de usinas fotovoltaicas para clientes do grupo A, o projetista deve ter conhecimento e know-how sobre instalações de Média Tensão, como Transformadores, Religadores, Estruturas de Rede de Média Tensão, conhecimento de subestação e medição, etc.

Também devemos considerar o conhecimento sobre as resoluções e normas acerca de projetos e instalações elétricas.

E, por fim, é importante ter conhecimento sobre as regras da distribuidora local para projetos em clientes do grupo A. Bem como, as regras para mini geração, projetos de proteção e estudos elétricos que possam ser solicitados pela distribuidora.

Os principais alertas que a equipe de instalação deve ter para uma usina do grupo A

Segurança em primeiro lugar! Em qualquer tamanho e potência, a segurança e a vida vem primeiro. É importante atentar que em projetos do grupo A temos alguns riscos extras. 

Portanto, toda a equipe precisa estar devidamente treinada e capacitada para suas atividades. Devemos ter profissionais específicos para a realização de determinadas atividades como a parte de média tensão da instalação fotovoltaica.

Segundo, deve-se ter atenção ao cronograma de obra, e também de todas as etapas envolvidas da instalação, além da compatibilização do projeto executivo com o que deve realmente ser executado em campo.

E não podemos deixar de citar a necessidade de uma boa relação de lista de materiais, somado a uma boa cronologia de disponibilidade dos itens em obra com uma logística eficiente.

1 comentário em “Passos da instalação de um sistema fotovoltaico do Grupo A”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *