Instalação da usina fotovoltaica em solo: o que você precisa saber

Talles Silvano, CEO da Taldi Engenharia, explica o que o integrador deve se atentar ao realizar a Instalação da usina fotovoltaica em solo

Usina fotovoltaica em solo: o que você precisa saber

A usina fotovoltaica em solo possui algumas especificidades, quando comparada com os sistemas que são instalados em telhado. Uma delas é a maneira como a estrutura será montada para suportar os módulos, por exemplo. 

Esses sistemas geralmente são de grande porte, ideais para suprir um alto consumo de energia elétrica. Contudo, o tamanho da instalação dependerá da necessidade do cliente. 

Mas uma usina como essa exige determinados cuidados durante a obra, bem como, após a instalação. Talles Silvano, CEO da Taldi Engenharia, explica um pouco mais sobre o assunto. Confira:

O que o integrador precisa saber ao instalar uma usina fotovoltaica em solo

Em primeiro lugar, é muito importante verificar o nivelamento do solo antes de realizar uma instalação, pois aqueles que são bastante nivelados sofrem com problemas de erosão por conta da água.

Em casos como esse, é fundamental que seja realizada uma drenagem pluvial junto ao sistema. Isso evita que ocorram problemas na estrutura nos dias em que houver muita chuva, tanto durante o período de instalação, como posteriormente. 

Outro ponto importante é verificar se não há a existência/incidência de rochas no solo. Muitas vezes elas não estão na superfície e, ao executar a obra, tem a surpresa na profundidade de 10 ou 15 cm, por exemplo. Isso gera uma grande dificuldade para cavar. Portanto, o ideal é verificar antes com buracos de teste no terreno.

Você pode colocar isso como condicionante na proposta que está sendo ofertada. As amostragens serão feitas no período pré-contrato até o pós-contrato, sendo reajustado por aditivo, caso exista pedra rocha no terreno. 

Nas usinas fotovoltaicas em solo, existem alguns equipamentos necessários para a proteção do sistema, como: cercas, portões, arame farpado, cerca elétrica, algum sistema de segurança, etc. 

Existe muita incidência em usinas de solo, especialmente em zonas rurais, de problemas relacionados aos danos com os fios, devido aos roedores que entram nos eletrodutos. 

Sendo assim, é muito importante que o instalador seccione os tubos com espuma expansiva ou massa de calafetar, para evitar que os ratos fiquem circulando e roam os tubos.

É preciso ter muito cuidado também na passagem dos cabos nesses eletrodutos. Isso porque, ao puxá-los, há o risco de danificar a isolação, fazendo com que a água possa entrar nos tubos. Isso pode trazer sérios problemas depois de um tempo.

A manutenção da usina fotovoltaica em solo

A usina fotovoltaica em solo sempre terá mais problemas com poeira, porque o sistema está mais baixo. Mas isso depende do lugar em que essa instalação será feita, bem como, se você tem o cuidado de plantar um quebra vento, capim ou outra planta para evitar que 100% da poeira chegue nos módulos.
No solo, existe a incidência da vegetação, diferentemente do telhado. Geralmente, no lugar onde houve o desmatamento para instalar uma usina fotovoltaica em solo, existirá um banco de sementes. Portanto, necessita que haja um controle sobre isso, especialmente nos primeiros anos. 

É preciso fazer uma capina manual, rotativa  (que não é recomendado, pois pode voar uma pedrinha e atingir os painéis) ou herbicida. Se for capina manual, o banco de sementes nunca acabará. Com o controle através do herbicida você tem mais chance de deter isso, não acabando com  a fertilidade do solo, mas diminuindo gradativamente as sementes no local. 

O uso de cabines nos sistemas fotovoltaicos em solo

Não é obrigatório a instalação de inversores em cabine, pois deixa a instalação mais cara. Você pode distribuir esses inversores abaixo dos módulos e mais próximos das strings, os colocando espalhados pela planta para levar até o ponto de escoamento. 

Você pode lançar usar o kanaflex (pad) ou cabo enterrado no solo. O primeiro é um cabo especial, que evita questões de furto. Contudo, é preciso que você tenha uma forma especial de dimensionar. Mas pode usar diretamente enterrado no solo em cobre ou alumínio e o material do cabo será calculado pelo projetista, o que vale mais a pena.

Quando vale a pena fazer a usina em solo? 

A instalação da usina fotovoltaica em solo tende a produzir mais que em telhado. No segundo caso, o telhado está pré-pronto, e você assume as perdas de não estar diretamente alinhado com o translado ao sol. 

Já no solo, pode haver esse alinhamento. No caso de sistemas com tracker, que é o rastreador leste-oeste, isso vai dar uma possibilidade de ganho energético maior.
Normalmente uma instalação em solo é mais cara, mas quando há necessidade de reforma de telhado e de reforço com solda, por exemplo, é preciso fazer uma avaliação do que será mais viável, principalmente se existe a possibilidade do solo, com espaço, sistema de escoamento adequado, etc.

A manutenção do solo também é facilitada, pois em telhado precisa ter uma equipe especializada com cursos de NR. Existe também a dificuldade em levar a água para cima, dependendo do projeto.

Para o integrador, é melhor fazer projeto fotovoltaico em solo ou telhado? 

A precificação é feita pelo trabalho e custo que uma usina ser instalada. A ideia é ganhar de um jeito ou de outro e indicar a melhor opção para o cliente, pois o percentual do integrador é igual em solo ou telhado. 

Contudo, uma vez que a obra em solo dura mais tempo, o ganho também aumenta em decorrência disso. Não em percentual de lucro, mas devido ao tempo e a capacidade de execução da equipe, por exemplo.

A precificação tem que ser pelo trabalho que a instalação exige. Em solo, por exemplo, às vezes é necessário haver uma movimentação de terra, a atuação de engenheiros, concreto, estrutura de aço, etc.

Dica de ouro:

Instalação de solo é um nicho que se você conseguir dominar, conseguirá se diferenciar da grande massa de instaladores. Portanto, se você deseja expandir seus negócios, deve ir para esse lado. Isso exigirá um preparo maior, mas pode ser um diferencial da sua empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *