O mau uso do CRM pode interferir em todo o seu processo comercial e, consequentemente, afetar nos resultados.

Na medida em que uma empresa cresce, mais difícil se torna a gestão de leads e clientes. É nesse momento que você precisa buscar ferramentas que auxiliam nessa tarefa, como uma plataforma de CRM (sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes).
Contudo, é preciso saber utilizar os recursos que essa tecnologia oferece, para aproveitá-la da melhor forma possível e trazer resultados positivos para a empresa. Caso contrário, você não fará o aproveitamento necessário dessa ferramenta.
Separamos algumas dicas sobre os principais erros que muitas empresas cometem ao utilizar o CRM. Confira abaixo!
1. Falta de treinamento
A falta de treinamento do seu time para a utilização do CRM fará com que ele não tenha consciência de todas as funcionalidades e potencialidades que são oferecidas por essa plataforma.
Bem como, acaba levando a uma utilização inadequada do sistema, impedindo que sua empresa tenha resultados positivos e afetando diretamente na gestão de leads e clientes.
2. Dados incompletos ou incorretos
Se os dados dos clientes não forem preenchidos corretamente ou estiverem incompletos, o CRM pode fornecer informações incorretas, o que pode levar a decisões erradas.
É muito importante se atentar a esses detalhes, que podem impactar diretamente na sua venda. Portanto, não ignore os dados do seu lead.
3. Falta de integração
Se o CRM não estiver integrado com outros sistemas, como e-mail e calendário, pode haver dificuldades na comunicação e no gerenciamento de tarefas.
4. Falta de aderência:
Se os funcionários não estiverem comprometidos em usar o CRM, eles podem continuar usando métodos antigos ou não registrar informações importantes, o que pode comprometer a eficácia do sistema.
Além disso, pode haver o problema de parte dos dados/leads estarem disponíveis na plataforma de CRM, e a outra parte em outras ferramentas. Isso dificulta o trabalho do seu time e prejudicará o gerenciamento dos seus leads.
5. Falta de análise de dados
Se as informações do CRM não forem analisadas regularmente, os dados podem não ser usados para tomar decisões estratégicas e melhorar o desempenho da empresa.
Portanto, é essencial acompanhar os dados do seu CRM e fazer uma análise e balanceamento sobre o andamento do seu processo de vendas.
6. Falta de suporte e manutenção
Se não houver um suporte no CRM, o que pode gerar problemas de desempenho e dificuldades na solução de problemas, o que pode comprometer a eficácia do sistema.
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Por: Kellen Sousa