Cuidados que o cliente final deve ter com a usina

O cliente final deve ficar atento ao funcionamento da sua usina e tomar alguns cuidados para evitar falhas


cliente final

O integrador possui a inteira responsabilidade de entregar uma usina que funcione bem e gere a energia prometida. Isso significa que ela precisa ser bem dimensionada, obter equipamentos de qualidade e uma excelente instalação.

Além disso, é preciso realizar um pós-venda ativo, dando toda a assistência que o cliente precisa, para que ele não se sinta desassistido. Embora você faça a sua parte, enquanto integrador, para garantir que o sistema tenha uma boa performance, é necessário explicar ao cliente quais são as responsabilidades dele.

As manutenções, limpezas e demais cuidados com a usina não são feitos com uma grande frequência. Contudo, é preciso estar atento a necessidade de cada cliente, afinal, as instalações variam muito, pois elas podem ser em solo ou telhado; zonas rurais ou urbanas, em locais mais chuvosos e com tendência a ventanias ou não, etc. 

O fato é que o cliente precisa estar atento ao seu sistema, para entender quando algo de errado surge, para prevenir grandes falhas. Separamos abaixo algumas dicas para ajudá-lo com isso.

1. Realizar o monitoramento da usina do seu cliente

O primeiro cuidado essencial que o seu cliente deve ter para garantir o bom funcionamento da usina é acompanhar o desempenho desse sistema. Monitorar a geração e receber alertas de falha ajudará a identificar qualquer problema que venha a surgir.

O monitoramento é um serviço de pós-venda que você pode oferecer ao cliente final. A SolarZ pode te ajudar com isso, disponibilizando relatórios completos de geração e consumo. É importante lembrar que, além da plataforma, que é utilizada pelo integrador para fazer esse acompanhamento, nós ainda temos um aplicativo para que o cliente final possa acessar gráficos e demais informações da própria usina.

Com isso, ele observará qualquer anormalidade apresentada pelo sistema fotovoltaico e poderá entrar em contato com você para realizar demais serviços de pós-venda que a situação exigir, como uma manutenção, limpeza ou até mesmo a troca de equipamento, dependendo do caso.

2. Cuidados com plantas ou animais próximos à usina 

Alguns animais podem acabar se aproximando das usinas, estejam elas em solo ou telhado. No primeiro caso, se não houver qualquer proteção em torno do sistema fotovoltaico, como um cercado, é possível que ocorram situações como essa demonstrada no vídeo abaixo:

Animais como ovelhas, por exemplo, podem subir nos módulos e os danificar. Então, o mais aconselhável é tomar cuidado para evitar que isso ocorra, até mesmo pela proteção dos bichinhos. 

Com relação às plantas, é possível que haja um banco de sementes no local que foi desmatado para a instalação. Portanto, é importante que haja um controle em torno disso, realizando uma capina neste espaço.

Já no caso das usinas instaladas em telhado, o cuidado deve ser principalmente com relação a animais como pássaros, que podem fazer ninhos no sistema. Além disso, pode haver o risco de roedores danificarem cabos e fios (isso também pode ocorrer em usinas de solo).  

Grandes árvores próximas à usina podem causar sombreamento, além de haver uma grande incidência de queda de folhas, que também impacta na geração. Desse modo, é necessário observar quando essas plantas precisam de podas. 

3. Limpezas e manutenções

Limpezas e manutenções são serviços de pós-venda que a sua empresa deverá realizar. É importante deixar claro ao cliente que ele não deve fazer isso sozinho, pois pode gerar problemas no sistema. É preciso que profissionais qualificados realizem essas tarefas.

Contudo, o lembre de observar sempre que houver a necessidade de realização de uma limpeza, por exemplo. A chuva pode até limpar a poeira acumulada ou outras sujeiras, mas é preciso fazer uma higienização adequada.

Além disso, ventos fortes podem trazer sujeiras como folhas e pedaços de galhos de árvores para a usina, por exemplo, seja em solo ou telhado. Já em regiões onde há um grande período de estiagem, é comum que a poeira se acumule. Sendo assim, o cliente precisa estar sempre atento e procurar o integrador para realizar uma limpeza.

Com relação à manutenção, com a ajuda do aplicativo de monitoramento da SolarZ, o cliente saberá quando o desempenho da usina diminuirá e receberá alertas de falhas. Isso o ajudará a entender quando o sistema possui algum problema.

No mais, é necessário que o seu cliente observe sempre o funcionamento da usina e se certifique de que tudo está funcionando conforme o esperado. 

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