Artigo: como o pós-venda pode alavancar sua gestão de custos

Fazer uma boa gestão de custos também está relacionado a cuidar da jornada do cliente, pensando no posicionamento da empresa, quanto a sua capacidade de atender os clientes com excelência.


Artigo: como o pós venda pode alavancar sua gestão de custos

Por: Tatiane Carolina

Quando pensamos em alguém apaixonado, conseguimos imaginar essa pessoa fazendo tudo o que pode para agradecer/retribuir a pessoa amada. Já pensou no seu cliente apaixonado por você? O pós-venda é o retrato desta situação, é você encantar o seu cliente.

Ao encantar seu cliente, sua marca é cada vez mais valorizada no mercado. O posicionamento da sua empresa é fortalecido, sua notoriedade é elevada. Focar no encantamento e sucesso do cliente é uma das melhores formas de garantir um aumento do faturamento da empresa, inclusive, sob o aspecto da indicação.

Em termos de custos, quando a experiência do cliente é aprimorada e, consequentemente, sua satisfação também, a empresa pode até por consequência de aumento de demanda, acabar aumentando o preço praticado também. Nesse contexto, o pós-venda pode otimizar sua gestão de custos.

Mas como fazer um pós-venda na prática, no mercado de energia solar fotovoltaica?

1) Recorrência por acompanhamento: uma hora ou outra seu cliente vai querer saber o funcionamento da sua usina. Ou seja, mostrar antes que ele procure, passa uma sensação de credibilidade e eficiência.

2) Necessidade de ampliação de usina: conforme os gastos de energia aumentam, pode ser necessário uma ampliação da usina já instalada. Através do auxílio de uma boa plataforma de monitoramento, você consegue se antecipar e mostrar agilidade ao seu cliente.

3) Manutenção preventiva: realizar a manutenção preventiva das usinas é primordial para o seu cliente. Assim sua empresa transmite competência técnica e seu atendimento sempre será visto com excelência.

4) Indicação: é importante investir em um sistema de indicação e bonificar o cliente por isso.

5) Limpeza dos módulos: a manutenção de limpeza além de garantir sempre um funcionamento pleno, mostra trabalho e pode ser um serviço cobrado dentro do pós-venda.

Percebeu como o pós-venda pode ser um investimento interessante para sua empresa, do aspecto de gestão de custos? Sem contar em como ficará a reputação da sua empresa! Se destaque da concorrência.

3 comentários em “Artigo: como o pós-venda pode alavancar sua gestão de custos”

  1. Boa tarde Tatiane. Concordo com a maior parte do que você disse. Tenho acompanhado as lives de vocês . Estou prestes a abrir uma integradora e gostaria de saber como funciona o sistema de voces de acompanhamento da performance do sistema. Poderia por favor me informar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *