Confira algumas vantagens que a sua empresa pode obter ao realizar um pós-venda solar, construindo um ótimo relacionamento com o cliente e gerando ainda mais lucro

Inovação é a palavra que deve estar sempre na mente de qualquer empreendedor. Independente de qual setor se esteja investindo, existem diversas possibilidades para oferecer um diferencial ao cliente. E é isso que ajuda a empresa a se destacar da concorrência. No mercado da energia solar não é diferente, portanto, é preciso sempre considerar as vantagens de um pós-venda.
Mas afinal, você sabe quais são elas? Já parou para pensar em como conquistar o cliente, provando para ele que a sua empresa é comprometida com a alta qualidade do produto/serviço que oferece?
Listamos quatro pontos para que você possa entender melhor os benefícios que um pós-venda solar traz para a empresa e o cliente:
1. Redução de potenciais problemas

O integrador que cria um processo de customer success, acompanhando o cliente durante toda a jornada dele com a realização de um pós-venda ativo, irá reduzir potenciais problemas que podem ocorrer durante o tempo de funcionamento da usina. Problemas que, quando ocorrem, o cliente sempre aponta três “culpados”:
- O integrador
- A marca dos produtos
- A energia solar
O pós-venda ativo fará com que o cliente reduza os riscos de eventuais problemas, evitando que a imagem da empresa seja prejudicada.
2. Crescimento em escala

É indiscutível que a indicação é o melhor canal de vendas na energia solar. O cliente que teve uma ótima experiência com a empresa se sentirá à vontade para indicá-la a outras pessoas.
Quando ele se sente desassistido ou percebe que a sua usina não está dando o retorno esperado, apresentando falhas que não foram identificadas rapidamente, esse cliente irá falar mal da empresa sempre que possível.
3. Receita recorrente
Um processo de pós-venda bem estruturado pode trazer a geração de receita recorrente para o integrador, melhorando sua margem e ajudando em seu crescimento.
Dessa forma, o negócio não fica preso apenas a uma possibilidade, podendo se expandir e inovar, oferecendo um diferencial ao cliente que traga um bom retorno financeiro.
Algumas empresas, como é o caso da Seltec Energia Solar, possuem receita recorrente superior a 20 mil mensais com a realização do pós-venda solar.
4. Antecipação de manutenções e limpezas
Com o pós-venda sendo trabalhado de forma ativa, o integrador identifica antecipadamente intervenções de manutenção preventiva e limpeza, aumentando sua receita mensal, que será revertida em novos investimentos e crescimento.
Em um estágio mais avançado, existem integradores que já vendem pacotes antecipados, gerando receita recorrente mensal.
Viu como é importante a realização de um pós-venda para o mercado? É sempre possível buscar novas estratégias que ajudarão a melhorar o relacionamento com o cliente e ainda farão a empresa lucrar mais!
Por Fabio Furtado