5 maneiras de atrair e converter clientes no mercado de energia solar

Listamos 5 estratégias que você pode utilizar para atrair e converter clientes por meio da internet, que vão te ajudar a alavancar suas vendas


5 maneiras de atrair e converter clientes no mercado de energia solar

Se você tem uma empresa, com certeza busca maneiras de atrair clientes rapidamente. Mas já parou para estruturar estratégias que possam ser realmente assertivas para o seu negócio?

Essa é uma dificuldade comum entre empresas de diferentes ramos, mas é extremamente necessário realizar esse trabalho. Bem como, traçar cada ação que será executada para promover os produtos/serviços oferecidos.  

No marketing de atração, você deve utilizar estratégias que chamem a atenção do seu público-alvo e o leve até a sua empresa. Uma delas é a produção e difusão de conteúdos relevantes. Para isso, é importante que você compreenda as dores e necessidades do seu cliente. 

Desse modo, você consegue focar em materiais que vão o ajudar a resolver problemas e esclarecer dúvidas. Assim, você cria uma relação de confiança com ele e acaba se tornando referência no mercado. Existem algumas maneiras de divulgar esses conteúdos para atrair os seus clientes:

1. Redes Sociais 

As redes sociais são ótimas plataformas para o compartilhamento de conteúdo, que te ajudarão a atrair clientes. Elas permitem uma comunicação mais direta, interativa e simples, possibilitando uma maior proximidade com o seu público.  

Além de promover seu produto/serviço, utilizando vídeos, fotos e tags, você também pode explorar conteúdos educativos/informativos sobre o setor solar. Exemplos:

  • Como funciona um sistema fotovoltaico;
  • Quais os benefícios da instalação de uma usina de energia solar;
  • Qual o retorno financeiro que a energia solar pode trazer para cada tipo de cliente (rural, industrial, residencial, comercial);
  • Uma base do investimento que será feito (com combos que atendam a diferentes clientes);
  • Prova social dos seus clientes

É importante buscar estratégias que façam com que os consumidores se identifiquem com a marca. Uma das melhores formas de fazer isso, é demonstrar que você conhece os problemas deles e possui uma solução. 

Utilizar uma linguagem adequada para cada rede social e buscar formas de interação, com imagens, gifs, emojis, vídeos e memes, por exemplo, é essencial para estreitar o relacionamento com o público.

2. Blog

Se você está disposto a fazer com que o seu cliente entenda melhor sobre o que é a energia solar e todas as vantagens que ele obterá ao instalar um sistema fotovoltaico, o blog é a opção certa para isso. Ele funciona com um portal informativo/educativo, em que você vai esclarecer as dúvidas do seu público-alvo.

Você precisa entender quais são as dores e necessidades do seu cliente, para saber qual tipo de conteúdo chamará a atenção dele. Dessa forma, consegue levá-lo até o seu blog/site e conhecer melhor sobre a sua empresa e como ela o ajudará.

É importante que você utilize uma linguagem clara e objetiva, que torne a leitura de fácil compreensão. Isso permite que o leitor consiga realmente absorver a mensagem que você está buscando repassar. 

Além disso, é precisa atentar a algumas técnicas de SEO, como a escolha de uma palavra-chave que vai guiar o seu texto, parágrafos que não sejam tão longos e cansativos, a escolha de títulos chamativos. Além de atrair o cliente até o seu blog, é preciso retê-lo ao conteúdo.

insira imagens de apoio e hiperlinks ao longo do texto. Isso ajuda a melhorar os resultados do seu blog em mecanismo de buscas, aumentando a visibilidade das páginas que são disponibilizadas nele. O blog também é uma ótima opção para converter os leads, por meio de landing pages, gerando oportunidades de negócio.

3. Vídeos

O uso de vídeos enriquece bastante as ações de marketing da sua empresa e ajuda a atrair clientes. Pois além de transmitir imagens, ainda fornece o áudio e a possibilidade de legendas. Por ser um material mais completo, é bastante consumido pelo público.

O vídeo pode tornar a explicação mais prática e, consequentemente, a compreensão mais clara. Entretanto, é preciso utilizar bem os recursos audiovisuais, para garantir que haja o mínimo de ruídos possíveis na comunicação.

Escolha um bom conteúdo para abordar, levando sempre em consideração aquilo que o seu público está buscando conhecer. Utilize bons equipamentos e um cenário adequado para gravar, sem barulhos externos, bem como, ferramentas para fazer as edições necessárias.

Pense sempre em que tipo de mídia o vídeo será reproduzido. Os mais curtos podem ser postados no Instagram, seja no story, reels ou até mesmo no IGTV. 

Vídeos longos podem ser direcionados ao YouTube, deixando sempre um link de acesso nas redes sociais. São muitas as possibilidades e é preciso atentar sempre para a linguagem, uma vez que é fundamental que o seu público compreenda bem todas as informações repassadas.

4. Páginas de captura de leads

Os leads são aqueles contatos que manifestaram interesse no produto/serviço oferecido pela empresa, mas que ainda não são clientes. Você pode utilizar todas as estratégias já citadas nesse post para atrair clientes.  Mas é preciso realizar ações assertivas para capturá-los e nutri-los durante toda a jornada de compras, até que ele se torne um cliente.

Se você está buscando uma ótima estratégia para captação desses contatos, sem dúvidas, páginas de captura, também conhecidas por “landing pages”, precisam ser consideradas, pois elas ajudam bastante a realizar esse trabalho.

Se o visitante do seu site/blog andou pesquisando sobre o assunto e manifestou interesse no seu conteúdo, você pode instigá-lo a buscar mais conhecimento, em troca de algumas informações de contato que ele irá te conceder, por meio de um formulário.

Você pode oferecer eBooks contendo informações mais aprofundadas sobre aquilo que ele está procurando entender com clareza. Mas lembre-se que é preciso ter a sua persona bem definida antes de produzir um conteúdo rico para disponibilizar, em busca dos leads.

Se você tem clientes residenciais, rurais, industriais e/ou comerciais, pode oferecer a eles guias ou cartilhas educativas que o ajudem a compreender como funciona o sistema fotovoltaico e os benefícios que essa instalação pode trazer.

As páginas de captura também podem servir como suporte para que o cliente preencha campos de informações e consiga realizar um orçamento. Ao conseguir os leads, a sua equipe do comercial pode entrar em contato e pode tentar agendar uma conversa para apresentar a empresa. 

5. E-mail Marketing

O e-mail é uma das possibilidades de comunicação direta, muito útil para atrair e converter clientes, além de difundir conteúdos comerciais, com objetivo de promover os produtos/serviços da empresa. Também é usada para esclarecer dúvidas e divulgar informações importantes, como novidades, ofertas ou mudanças, por exemplo.

Por e-mail, é possível compartilhar conhecimentos relevantes sobre o mercado. Desse modo, você pode ajudar o cliente a compreender questões técnicas sobre energia solar ao trazer conteúdos educativos.

É importante que você defina, com base no seu funil de vendas, que tipo de material deve ser destinado ao cliente, ao verificar em qual etapa da jornada de compras ele se encontra. É possível criar listas de e-mails, organizando quais clientes receberão determinados materiais. 

Existem softwares que auxiliam na segmentação de leads e mensuram o engajamento dos e-mails que estão sendo enviados, pois disponibilizam estatísticas sobre as taxas de abertura, cliques, descadastramentos, entre outras. 

É possível fazer o envio frequente de boletins informativos, também conhecidos como newsletter. Nesse caso, o próprio cliente escolhe se cadastrar para receber essas informações, por meio de algum quadro disponível no site da empresa, por exemplo.

Esses e-mails podem conter notícias, novidades e artigos, por exemplo. O ideal é que você utilize essa estratégia para construir uma relação com o cliente, divulgando conteúdos que ajudem nas dores e necessidades que ele possui. 

Nesse caso, mensagens com fins comerciais podem ser utilizadas, mas devem ser evitadas na maioria dos disparos.  Defina um cronograma de envio, o tipo de conteúdo que será postado, bem como, atente sempre para redigir um bom título. O Layout também é parte importante, pois se trata do visual do seu e-mail. 

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