Planejamento estratégico: entenda quais erros você pode cometer ao realizá-lo

Se não for executado da maneira correta, o planejamento estratégico pode trazer sérios problemas para a empresa. O Bruno Kemptner, explica os erros que podem ser cometidos ao realizá-lo.


Planejamento estratégico

Para que uma empresa cresça e consiga manter o empenho de seus colaboradores, é preciso definir estratégias que ajudem a alcançar objetivos. Nesse caso, é essencial realizar um planejamento estratégico, de modo que seja possível traçar metas e um bom plano de ação.

É por meio dele que você conseguirá definir quais caminhos a sua empresa trilhará. Bem como, saberá quais são as decisões mais assertivas a se tomar. Contudo, a falta desse planejamento, ou mesmo as falhas durante a sua execução, podem trazer diversas consequências para o negócio.

O Bruno Kemptner, que é sócio e diretor operacional da Projesol Energia, deu uma entrevista para o Blog da SolarZ e explicou mais sobre o assunto. Confira:

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é ter uma clareza sobre onde você deseja chegar com a sua empresa, olhando para o futuro e conseguindo enxergá-la lá. Ele torna possível pegar a sua visão e colocar em um papel para que ela seja um alvo. Ou seja, é um farol que lá na frente vai te guiar.

Outro ponto importante, é que o planejamento estratégico consiste em algumas etapas, em que você vai sempre inserir: missão, visão e valores. Esses são itens base na cultura da sua empresa.

Sobre a missão, ela significa saber o porquê a sua empresa existe, qual a razão pela qual ela foi criada e permanece em funcionamento. Já a visão, trata-se de saber qual é o grande sonho do seu negócio e o objetivo final, ou seja, aonde você quer chegar.

E os valores atuam como regras de conduta. Se você tem como valor a segurança e qualidade e, em algum momento do seu dia a dia, determinado funcionário peca com esse valor, realizando uma instalação ruim, por exemplo, ele acaba ferindo com aquilo que a sua empresa propõe.

Existem várias ferramentas que vão te ajudar a alcançar a sua missão e visão. Uma delas é o Canvas, ou business model canvas, que auxilia na organização de ideias sobre um negócio. Assim, é possível criar um modelo de negócio fácil de ser consultado e atualizado.

Por que uma empresa precisa de um planejamento estratégico?

Na visão de Bruno Kemptner, com o planejamento estratégico, é possível direcionar os seus funcionários para aquilo que você quer, dentro da organização, oferecendo um propósito para eles.

Em uma empresa que não oferta isso, os funcionários permanecem apenas pelo salário. A partir do momento que outro local oferece um salário R$100 reais mais alto, ele vai embora. Isso acontece porque seu colaborador não enxerga um futuro promissor na empresa, e não sabe aonde está indo. Ele não tem um plano de carreira.

O principal do planejamento estratégico é você conseguir explicar para os seus funcionários, de forma clara, aonde quer chegar e o porquê precisa dele.

Como fazer um planejamento estratégico?

Ao sentar e definir sobre a missão, visão e os valores da sua empresa, é preciso seguir algumas etapas. Você precisa estabelecer quais são as metas tangíveis que vão te fazer chegar aonde visa, como a de ser a maior empresa de energia solar fotovoltaica, por exemplo.

A partir disso, defina donos para essas metas, como o time comercial, de atendimento ao cliente, de instalação, etc. É através dessas metas que as pessoas se motivarão, pois é uma maneira de direcioná-las. Bem como, de fazer com que elas saibam que possuem a uma missão ali dentro.

O ideal é que o planejamento estratégico seja feito ano a ano, adaptando sempre a realidade da sua empresa no momento e realizando ajustes, de acordo com o crescimento que ela está tendo e com aquele no qual você deseja chegar.

É importante inserir no seu plano de negócio questões como:

  • Segmento de Clientes
  • Proposta de Valor
  • Canais
  • Relacionamento com Clientes
  • Fontes de Receita
  • Recursos Principais
  • Atividades-Chave
  • Parcerias Principais
  • Estrutura de Custo

Principais erros do plano estratégico e como aprender com eles?

O principal erro cometido em um planejamento estratégico é não deixar claro aonde você quer chegar e como fará para trilhar esse caminho. Colocar uma meta qualquer não adianta, principalmente se você estabelece algo que não condiz com a realidade da sua empresa.

Colocar que a sua visão é vender 10 milhões no ano, não moverá ninguém. É preciso estabelecer metas mais precisas e que incluam o crescimento do colaborador. Se não for assim, qualquer empresa que ofereça um salário mais alto a ele, conseguirá tirá-lo da sua equipe.

Sendo assim, é preciso fazer com que missão, visão e valores façam sentido para as pessoas que trabalham para você e que isso seja bem comunicado. É importante considerar que não é algo que você define sozinho com o seu sócio, guarda na gaveta e nunca mais fala sobre. Pelo contrário, é preciso definir essas questões com o seu time, de preferência com os líderes.

Eles precisam fazer parte disso, porque o sonho da empresa precisa ser o sonho deles também. Relembre essa questão frequentemente, pois não pode servir apenas como frase de efeito.

Não adianta abrir uma empresa integradora hoje e decidir que ela será a maior do Brasil dentro de um ano. Se você está vendendo uma ou duas casas, coloque sua pretensão para vender R$100.000 por mês, fechando o ano com um 1 milhão.

Com isso, você pode subir essa meta de vendas para 10 milhões no ano seguinte e assim por diante. Quanto mais tarde você faz essa estratégia, é mais um ano de que tende a perder.

Quais as consequências podem ocorrer, caso você execute um plano estratégico com erros?

Se você faz um mau planejamento, estará fadado ao insucesso, ao não crescimento. Com isso, os funcionários da empresa não serão leais. Desse modo, você estará trocando constantemente de engenheiro, instalador, vendedor, entre outros, para a concorrência.

Além disso, dificilmente será possível escalar, abrir outras lojas, etc. A pessoa que faz o planejamento estratégico errado, está no mesmo patamar da pessoa que não faz.

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