Como funciona o funil de vendas

Entenda o que é um funil de vendas e como ele pode te ajudar nos processos comerciais da sua empresa, com a captação de leads e conversão de clientes.


Como funciona o funil de vendas e a importância dele para otimizar processos

Dentro do marketing existem diversas ferramentas e estratégias que são fundamentais para impulsionar o crescimento da empresa. Algumas delas ajudam a orientar os profissionais que atuam na área, para definir toda a jornada do cliente.

O funil de vendas é um ótimo exemplo disso, pois ele é um modelo que representa cada etapa que o cliente deve percorrer para fechar o negócio. Desse modo, é possível acompanhá-lo desde o primeiro contato, até a conversão.

Essa é uma ótima estratégia para monitorar seus leads e conferir quais deles estão se tornando oportunidades e, consequentemente, quais delas se tornam vendas.

Como funciona o funil de vendas?

Quanto mais complexa for a venda, maior precisa ser o período de maturação do cliente, até que ele tome a decisão de compra. No mercado solar, principalmente, ainda é bastante necessário que se crie uma conscientização para que haja o fechamento do negócio.

Sendo assim, é preciso criar gatilhos que capturem leads e gerem um envolvimento com a marca. Todo esse processo é essencial para que a compra seja efetuada. O funil funciona de modo a otimizá-lo, sendo dividido em três etapas:

TOPO

Aprendizagem e descoberta: essa é a etapa onde o visitante percebe que possui um problema, até então não identificado, e busca uma solução. Ao oferecer conteúdos que o ajudem a compreender essa dor, você se torna uma referência e pode obter dados sobre esse visitante, o transformando em um lead.

MEIO

Reconhecimento do problema e consideração da solução: nesse momento, o lead considera a compra de um produto/serviço para resolver o seu problema. É quanto ele vai lembrar de você, que já o ajudou uma vez. Mas essa ainda é uma etapa para oferecer dicas e informações, o tornando um lead qualificado.

FUNDO

Decisão de compra: aqui, o lead já virou uma oportunidade, pois considerou o seu produto/serviço como solução para o problema que ele havia identificado lá no início. Mostre para ele que você é a aposta certa. Assim, a compra será realizada e ele se tornará um cliente.

O funil de vendas ajuda a trazer clareza para a empresa, com maior previsibilidade sobre a jornada do cliente e os resultados que podem ser esperados. Por meio dessa estratégia, é possível saber em qual etapa cada lead está e trabalhar de forma adequada com ele, o persuadindo para a compra.

Além disso, é possível você saber os motivos pelos quais os leads estão prosseguindo na jornada de compra. Bem como, as razões pelas quais alguns deles não dão continuidade. Tudo isso colabora de forma significativa para que os processos de venda da sua empresa sejam aprimorados. 

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