Uso de drones nos projetos fotovoltaicos

Entenda quais são as vantagens do uso de drones para o desenvolvimento dos projetos fotovoltaicos da sua empresa


drones

O uso de drones aplicado ao desenvolvimento de projetos de energia solar fotovoltaica pode ocorrer de diversas formas. Além de ser um grande diferencial competitivo dentro do segmento, também pode ser utilizado como ferramenta para a equipe comercial e de marketing. A seguir, iremos desvendar algumas possibilidades para o uso dos drones dentro de cada setor da organização.

Projetos/engenharia

Em primeiro lugar, podemos citar a etapa de estudo (orçamento/dimensionamento), pois as fotos aéreas proporcionam uma análise mais precisa e minuciosa a respeito de características técnicas da situação do espaço físico onde o cliente deseja instalar o sistema de energia solar.

Por exemplo: aspectos do telhado (tipo de telha, espaço disponível, possíveis sombreamentos – platibanda, chaminés, árvores –, e demais condições gerais do local.

Comercial

Os consultores comerciais/vendedores podem usar como atributo,
ferramenta ou diferencial alguns argumentos baseados nessa utilização dos drones.

Pensando na grande competitividade do mercado, é possível exemplificar para os clientes como um estudo das imagens pode contribuir positivamente no desenvolvimento dos projetos, enfatizando a competência técnica e profissional da empresa para o estudo e realização dessa atividade.

Por exemplo: fotos e vídeos de projetos já concluídos podem colaborar para o fechamento de novos projetos. Portanto, evidenciando o “capricho” na instalação, cuidado com normas técnicas, o uso correto de estruturas próprias para o solar, manuseio de painéis, etc.

Além disso, você usar as fotos do local para explicar para o cliente os aspectos técnicos do projeto, como localização da face Norte do telhado e o possível espaço a ser utilizado.

Marketing

Há aqui um grande diferencial, falando em aspectos de visibilidade e
divulgação. O uso de drones, aplicado dentro do marketing pode criar um posicionamento de marca bastante significativo. O modo de apresentação e exposição dos projetos já executados pode criar uma promoção orgânica da marca dentro do mercado onde ela está inserida.

Por exemplo: capturas de vídeos e fotos bem executadas dos projetos pode fazer com que o próprio cliente ajude a expandir o alcance do trabalho, uma vez que, um vídeo bonito do projeto pode ir parar no site ou redes sociais do cliente.

Da mesma forma, a aplicação de fotos em portfólios, banners, flyer que são elaborados para empresa, fazendo o uso dessas imagens próprias, também pode ser um diferencial, já que grande parte das empresas utiliza fotos de bancos de imagens.

Por: Bárbara Rodrigues

1 comentário em “Uso de drones nos projetos fotovoltaicos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *