Segurança do trabalho para obras fotovoltaicas

Em entrevista a SolarZ, Vitor Ferrari, da BONÖ Fotovoltaico, fala da importância de seguir as normas de segurança em obras fotovoltaicas


Segurança do trabalho em obras fotovoltaicas

A segurança está entre os pontos mais importantes na instalação de obras fotovoltaicas. Portanto, requer cautela e exige a atuação de profissionais qualificados para que não haja nenhum prejuízo aos contratantes e integradoras.

A montagem correta dos painéis solares permite o retorno esperado da geração de energia, diminuição dos riscos de danos elétricos e mecânicos e da possibilidade de incêndios. Logo, tentar fixar os módulos por conta própria, sem qualquer conhecimento técnico, põe em risco o pleno funcionamento do sistema e a vida dos clientes.

Pensando nisso, conversamos com Vitor Ferrari, diretor executivo da BONÖ Fotovoltaico. Ele é Bacharel em Engenharia Elétrica e Eletrônica, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), e tem experiência em direção executiva e gestão operacional.

Quais são os principais riscos que os colaboradores que instalam o sistema fotovoltaico podem correr?

É possível classificar os riscos de acordo com o tipo de usina que será instalada, mas considerando que em ambos os casos existe um alto risco de eletricidade. Isso ocorre porque a tensão dos módulos fotovoltaicos, em série, pode chegar até 1500 V na corrente contínua.

O primeiro, seria o sistema instalado em residências, comércios ou indústrias. Neste caso, também há o risco de queda. Por ser um trabalho em altura, em muitas casas, o telhado não tem linha de vida já instalada e também não dispõe da estrutura necessária para aguentar o peso do trabalhador e dos módulos – ponto que deve ser avaliado previamente. O colaborador precisa estar preparado para uma situação como essa e ter todos os equipamentos necessários à disposição.

Já o segundo, refere-se ao sistema instalado nos solos. Neste contexto, geralmente, os integradores não trabalham em altura, mas existe o risco com as máquinas pesadas que transitam no local durante o processo. Os equipamentos são bem perigosos fazendo com que seja necessário muita atenção no manuseio das peças e uma delimitação do espaço.

É preciso alertar que se a instalação não for realizada por profissionais capacitados e treinados pode desencadear consequências sérias ou fatais. Tanto a propriedade quanto os painéis serão colocados em risco. 

Como evitar acidentes de trabalho na obra fotovoltaica?

Para prevenir os acidentes é necessário seguir as normas de segurança, obedecer os planejamentos de riscos de cada atividade da obra, operar com a liberação do serviço e garantir a supervisão da segurança do trabalho. Logo, a melhor maneira de evitar acidentes é respeitando as regras. Seguindo as normas de segurança, não teremos apenas benefícios referentes à saúde e integridade física, mas de produtividade também. Não existe pior rendimento do que uma obra parada, seja por acidente ou alguma atitude perigosa. Eficácia e segurança andam juntas, embora muitas pessoas não pensem assim. 

Onde o integrador deve procurar ajuda para qualificar o seu time sobre segurança do trabalho?

Para treinamentos de segurança do trabalho existem diversas empresas especializadas no assunto, como as que atuam com medicina do trabalho. O integrador deve capacitar toda a equipe e garantir que as normas da empresa sejam devidamente cumpridas. 

Caso ocorra algum acidente, qual atitude o integrador deve tomar diante da situação?

Diante de um acidente, a empresa precisa estar preparada e com um kit primeiros socorros. Após o ocorrido, deve acionar as autoridades necessárias para a realização do socorro. Também é importante que haja um planejamento de ação para uma ocorrência como essa, mapeando os possíveis riscos antes de iniciar a obra.

Uma instalação de sucesso não envolve apenas o funcionamento adequado dos módulos, mas que todo o processo de fixação ocorra sem qualquer incidente. Utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI), realizar uma preparação prévia e seguir todas as normas de segurança da empresa, garantem que o trabalho seja feito sem prejuízos aos kits ou, em casos mais graves, a vida dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *