Vendas no mercado solar: 5 necessidades do cliente após a instalação da usina fotovoltaica

Conheça algumas das principais necessidades do cliente, para que ele consiga acompanhar bem o desempenho da usina fotovoltaica

Um fator primordial para o cliente, que faz ele optar pela geração distribuída por fonte solar, é o valor economizado na conta de energia elétrica. Por isso, é fundamental que o desempenho da usina fotovoltaica ocorra perfeitamente, sem causar dores de cabeça ou sustos no fim do mês.

No entanto, alguns problemas podem ocorrer ao longo do tempo, e caso não seja feito um acompanhamento da usina para identificá-los e solucioná-los imediatamente, as chances de insatisfação desse cliente aumentam significativamente.

Muitas dúvidas e dificuldades podem surgir, especialmente para aqueles que não possuem muito conhecimento sobre o funcionamento do sistema fotovoltaico. Portanto, é importante disponibilizar o máximo de informações para o cliente.

Existem cinco necessidades que o consumidor possui após a instalação dos painéis solares, que quando atendidas, ajudam a tornar a experiência dele ainda melhor.  Elas estão ligadas ao:

  • Acompanhamento do consumo
  • Identificação de falhas
  • Controle de geração
  • Gestão de créditos
  • Acompanhamento do retorno financeiro

Por que é importante atentar para essas necessidades do cliente após a venda?

Quando o consumo do cliente consta como duplicado e ele realiza uma reclamação sobre o valor da fatura, por exemplo, é necessário identificar se realmente está havendo um maior consumo de energia ou se a usina não está performando bem. Se ocorrer algum problema, a identificação de falhas precisa ser feita o mais rápido possível. Desse modo, é possível reverter a situação com mais eficácia e agilidade.

O cliente precisa acompanhar se a geração de energia vem tendo o desempenho esperado, bem como, de relatórios que o informem o excedente que é injetado na rede da concessionária. Assim, ele verifica a energia que foi consumida, a que foi injetada e o que foi economizado.

Além disso, é importante que o cliente tenha a opção de incluir unidades consumidoras para contemplar no rateio de crédito, e possa visualizar com facilidade para quais unidades adicionadas esse crédito está sendo distribuído, verificando o percentual que cada uma recebe. É essencial possuir um sistema que simplifique as informações para esse cliente.

As ações da Taldi Engenharia para atender as necessidades do consumidor

Para a Taldi Engenharia, empresa que atua há mais de 10 anos com a execução de obras de infraestrutura elétrica no Nordeste brasileiro, o atendimento que é dado após a compra é essencial para criar uma proximidade com o consumidor e fidelizar essa relação.

Muitos deles procuram a empresa para resolver problemas com a concessionária, e esse intermédio de comunicação é realizado para ajudá-los. Mas não é só isso, também é oferecida uma plataforma de monitoramento para atender as necessidades citadas acima.

A Taldi disponibiliza para o cliente um período de seis meses gratuitos do aplicativo SolarZ, para que ele consiga fazer um acompanhamento da performance da sua usina. O controle de geração e o sistema de gestão de consumo são as funcionalidades que mais atendem as necessidades dos clientes da empresa.

Após esse período demonstrativo, é cobrado um valor para que o consumidor continue realizando o monitoramento por meio do aplicativo, caso deseje. Sempre que surge uma dúvida, especialmente sobre o uso do software, é realizada uma videochamada, esclarecendo a dificuldade que ele está tendo e explicando as funcionalidades.

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