Entenda como o pós-venda solar pode melhorar o relacionamento com o cliente

Quando falamos do mercado solar, precisamos lembrar que a instalação de usinas fotovoltaicas é um investimento alto, que pode durar entre 20 e 25 anos. Portanto, exige a realização de um pós-venda para estruturar um bom relacionamento com o cliente, pensando em eventuais dificuldades ou necessidades que se apresentem.

Além disso, muitas vendas no setor ocorrem por indicação. Caso a experiência desse cliente não seja um sucesso, a empresa tem a sua imagem prejudicada, afetando vendas futuras.

Em um processo de pós-venda, são utilizadas diversas estratégias voltadas ao cliente após a finalização da compra. Ao manter uma comunicação com ele, você demonstra que possui comprometimento e abre caminho para que essa relação seja fidelizada.

No setor solar, é possível que essas estratégias sejam trabalhadas em torno do monitoramento das usinas solares. Isso permite ao integrador e/ou cliente acompanhar o funcionamento dessas usinas e garantir que tudo saia conforme foi planejado.

O pós-venda solar como diferencial para a empresa

Para a equipe da Magnani – Luz e Energia, uma empresa que atua há 50 anos no mercado de materiais elétricos e desde 2012 na instalação de sistemas fotovoltaicos, a escolha em oferecer ao cliente a possibilidade de um pós-venda solar se deu devido à aparição de problemas que surgiram em algumas usinas solares, ligados principalmente à geração de energia.

Eles consideram que um dos grandes empecilhos para a empresa era o fato de que não havia como verificar corretamente o consumo do cliente.

O cuidado que o integrador possui durante todas as etapas do funil de vendas é fundamental para gerar uma maior segurança no cliente. Para a Magnani, além dessa atenção dada no pós-venda, o envio de relatórios e outras funcionalidades oferecidas geram satisfação no cliente, ajudando na fidelização com a empresa e até mesmo na busca pela ampliação das usinas. Isso ocorre porque ele passa a sentir confiança nessa parceria, durante a venda e o pós-venda.

A assistência para cada perfil de cliente

A Magnani – Luz e Energia estrutura os diferentes perfis de clientes em quatro categorias, para que cada um possua uma atenção especial.

As usinas instaladas em residências possuem a necessidade de um retorno mais atento e rápido. Isso porque, na maioria das vezes, são esses clientes que não possuem um conhecimento tão amplo no funcionamento ou em outra situação envolvendo desde a usina até o uso do aplicativo.

Quanto aos clientes com usinas maiores, de setores comerciais, a maioria já possui algum conhecimento sobre o assunto. Quando surgem dúvidas, o problema é informado de forma mais direta, facilitando o atendimento para a equipe técnica, que abre um chamado e busca a solução para a questão.

Como é oferecido o serviço de monitoramento para os clientes?

Já sabemos que o monitoramento das usinas faz parte das estratégias de pós-venda solar que ajudam a melhorar o relacionamento com o cliente, certo? No entanto, é importante entender como uma boa plataforma funciona para ajudar o integrador e/ou cliente final.

A SolarZ oferece duas possibilidades: o sistema de monitoramento que é destinado apenas ao integrador, do qual ele acompanha as usinas solares dos seus clientes. E a realização de um pós-venda, do qual ele pode fornecer ao cliente final um contrato de acompanhamento das próprias usinas solares, por meio do aplicativo SolarZ.

Na Magnani, o oferecimento monitoramento é direcionado às usinas mais antigas que já são cadastradas na empresa, passando o acesso do aplicativo junto com uma explicação sobre como utilizar o serviço.

São repassadas as vantagens que esse cliente pode possuir e disponibilizado um período de três meses para que ele experimente o aplicativo. Para os novos clientes, esse período já é repassado com o fechamento do contrato.

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