Um bom processo de pós-venda é capaz de melhorar a experiência do cliente com a sua empresa, ao aumentar significativamente o nível de satisfação desse consumidor.

O pós-venda é o setor responsável por montar estratégias que visam melhorar o relacionamento entre o consumidor e a empresa, após a compra ser efetuada. Sendo assim, esse setor atua diretamente na retenção de clientes. No entanto, é comum que algumas empresas do mercado de energia solar não deem a devida atenção ao processo de pós-venda.
Sem uma boa execução desta etapa da jornada do cliente, a empresa fica passível de gerar uma insatisfação nos clientes, chegando a perder dinheiro por não conseguir vendas por indicação e também por não oferecer os serviços de pós-venda.
Quando implementado, esse setor possibilita uma série de benefícios para as empresas. Pensando nisso, separamos 4 motivos que explicam o porquê é tão importante estruturar um setor de pós-venda no seu negócio.
Retenção de clientes
A satisfação do cliente é fundamental para que esse consumidor seja fiel a sua empresa, e volte a fechar negócio novamente ou mesmo indique para outras pessoas. Portanto, é extremamente importante que você realize um pós-venda ativo, como forma de conseguir obter a retenção de clientes.
Um bom processo de pós-venda ajuda a construir esse relacionamento com o cliente, tornando a experiência dele com a sua empresa ainda melhor ou, até mesmo, contornando situações indesejadas que o seu cliente tenha vivenciado com ela.
Reconhecimento da sua empresa
Ter um reconhecimento positivo da sua marca é essencial para o crescimento saudável da empresa. Isso porque uma imagem negativa acaba afastando possíveis clientes, o que impacta diretamente nas suas vendas.
Desse modo, torna-se fundamental atentar a alguns pontos que contribuem para a construção de uma autoridade no mercado. Além de oferecer um produto/serviço de qualidade e um bom atendimento, a assistência oferecida após a venda, é crucial para passar credibilidade.
Mostrar ao seu cliente que você se importa com ele, contribui significativamente para a imagem na sua empresa, pois é ele quem irá validar, de fato, a qualidade oferecida desde a venda até o pós-venda.
Novas fontes de receita
Investir em um pós-venda em energia solar também pode aumentar a receita da sua empresa a longo prazo. Isso porque a usina solar, durante o seu tempo de vida útil (em média 25 anos), necessita de diversos cuidados.
Com isso, surgem outras oportunidades de negócio, com a oferta de serviços como:
- Manutenção preventiva
- Manutenção corretiva
- Limpeza
- Monitoramento solar (contando com o aplicativo próprio para o cliente)
- Seguro anual dos equipamentos
- Apoio técnico junto à concessionária
- Suporte técnico online via WhatsApp e telefone;
Você pode estruturar pacotes de pós-venda, que incluem alguns desses serviços, ou até mesmo cobrar por cada um deles individualmente. Mas é super importante que a sua empresa ofereça essa assistência após a venda.

Vendas por indicação
As vendas por indicação são uma consequência de toda a experiência positiva que a sua empresa proporciona ao cliente. Entregar qualidade e bom atendimento é essencial. Contudo, é necessário investir em diferenciais competitivos, que tornam o relacionamento do cliente com a sua empresa ainda melhor.
Portanto, a realização de um processos de pós-venda ativo torna-se fundamental para impulsionar essa indicação feita pelo seu cliente. Sendo assim, não pode ser ignorado pela empresa.
A SolarZ oferece uma solução de monitoramento de usinas solar, com relatórios detalhados que mostram ao seu cliente todas as informações referentes à usina dele, além de um aplicativo personalizado, para que ele mesmo possa fazer o acompanhamento da performance do sistema.
Além disso, foi desenvolvida uma consultoria em gestão de pós-venda, que ajuda empresas integradoras de todo o Brasil a estruturarem esse setor. Para saber mais, clique no botão abaixo.
