5 Benefícios da energia solar que o integrador precisa apresentar ao cliente final

Confira 5 benefícios da energia solar que o seu cliente precisa saber na hora da venda.

Benefícios da energia solar

Vender sistemas fotovoltaicos não é uma tarefa fácil. Um bom vendedor precisa de técnicas assertivas, associadas a um conhecimento técnico, para sanar as dúvidas que o cliente possa ter. Mas para que a venda seja realmente efetuada, é fundamental apresentar os principais benefícios da energia solar. 

Desse modo, o cliente compreenderá que está fazendo um bom negócio e que irá obter vantagens com a instalação do sistema. Abaixo, listamos cinco desses benefícios, para que você possa utilizá-los como argumentação durante a venda.

1. Redução de gastos com a conta de luz

A principal motivação pela busca da energia solar está ligada à redução de gastos com a conta de luz. Muitos consumidores estão cansados de tantos aumentos na fatura de energia e procuram por uma solução para reduzir os custos com essa despesa.

Quando falamos de indústrias, comércios e produções rurais, os valores da conta de luz são bastante superiores, se comparados com os das unidades residenciais. Sendo assim, muitos empresários vêem na energia solar a solução mais viável para economizar com os custos de produção, por exemplo.

Porém, nem sempre é fácil convencer o lead de que esse será um ótimo investimento. Afinal, mesmo que ele venha a quase zerar a fatura, ainda terá que pagar as parcelas do financiamento (caso opte por essa forma de pagamento).

Portanto, é fundamental que o integrador enfatize para o cliente que, enquanto a conta de luz será um custo perpétuo para ele, a parcela tem um prazo final. Em três ou quatro anos, por exemplo, ele pode quitar essa dívida e ter esse custo reduzido significativamente. 

É importante simular qual será o payback do cliente, para que ele fique ciente sobre o tempo de retorno financeiro que terá, ao investir em um sistema solar fotovoltaico.

2. Sustentabilidade

Não tem como falar de sistemas fotovoltaicos sem lembrar da sustentabilidade. Um dos principais benefícios da energia solar está no fato de ela ser uma fonte renovável. Isso significa dizer que ela é gerada a partir de recursos inesgotáveis (a luz do sol).

Essa é uma energia limpa, porque não emite gases poluentes, o que ajuda a preservar o meio ambiente. É sempre importante lembrar ao seu cliente do quanto ele está colaborando para a preservação do planeta. 

Empresas que utilizam essa fonte de energia também recebem selos e certificações de sustentabilidade. Muitos consumidores hoje em dia optam por marcas que se comprometem com o meio ambiente. Portanto, se você tem algum cliente comercial ou industrial, por exemplo, é importante lembrá-lo disso.

3. Valorização do imóvel

Entre os benefícios da energia solar para o consumidor final, podemos citar a valorização do imóvel, seja ele residencial ou comercial/industrial. A usina solar acaba agregando valor ao imóvel, porque garante que o proprietário tenha uma economia na conta de luz, uma vez que ele está gerando a própria energia.

Caso haja uma venda futura, por exemplo, após a instalação do sistema, o novo proprietário terá o benefício de poder economizar com a conta de luz, sem a necessidade de ter que realizar todo o processo de instalação (nesse caso, realizando apenas as manutenções e demais cuidados).

4. Tempo de vida útil do sistema fotovoltaico

Um dos principais argumentos para apresentar ao cliente, sobre o retorno financeiro da usina, é com relação ao tempo de vida útil dela. Como citado anteriormente, você precisa mostrar a esse cliente que, embora ele demore alguns anos pagando a parcela do financiamento (isso é variável, de acordo com o tamanho da usina e realidade do consumidor), a usina funcionará por, no mínimo, 25 anos.

Isso significa que ele conseguirá ter um ótimo retorno financeiro e ainda deixará de pagar caro na fatura de energia, tendo um custo a menos.

5. Baixo custo na manutenção 

Embora seja essencial realizar manutenções e limpezas para garantir a boa performance da usina, é importante que o cliente saiba que elas não são efetuadas com a mesma frequência que um carro, por exemplo.

Além disso, o custo para esses serviços é baixo. Alguns integradores chegam até mesmo a oferecer pacotes de pós-venda para o cliente final, incluindo esses serviços. Isso traz mais vantagens para o cliente, pois garante que a usina dele tenha sempre um bom desempenho.

O ideal é que o integrador também realize um monitoramento dos sistemas, para ser alertado sempre que houve perdas na geração. Com a SolarZ é possível fazer o acompanhamento instantâneo na usina.

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