Veja como uma boa proposta comercial pode impulsionar o seu negócio

Uma proposta comercial bem construída auxilia na captação de novos clientes e promove a imagem da empresa dentro e fora do mercado solar.


Proposta comercial

A proposta comercial consiste em um documento elaborado por um vendedor para um cliente em potencial, cujo objetivo é encorajar o comprador a adquirir os produtos e serviços de determinada empresa.

Uma proposta comercial precisa ser atrativa principalmente no momento da negociação. O conteúdo, além de definir o sucesso ou fracasso da venda, também serve como fonte de informação do acordo acertado entre as partes envolvidas no processo. Confira algumas dicas que te ajudarão na elaboração da sua proposta comercial.

Conheça o seu cliente

Antes de apresentar qualquer planejamento, a empresa deve estudar o perfil do cliente e identificar quais as suas motivações para compra. Deste modo, além de criar um conteúdo personalizado, a partir das características do contratante, sua empresa transmitirá mais credibilidade pela atenção e cuidado. 

Como não há uma proposta comercial aplicável a todas as transações, a instituição  precisa analisar os anseios e necessidades do cliente em questão. Neste ponto, as vantagens da solução ofertada estarão em evidência, a fim de convencer a clientela de que o seu projeto vale o investimento.

O que inserir na proposta comercial

Durante a construção da proposta, alguns itens precisam ser incluídos como: capa, índice, introdução, argumentação, solução, cronograma, preços e informações legais, termos, condições e aprovação. Para garantir a confiabilidade do contrato, todos os dados da negociação deverão ser registrados no Customer Relationship Management (CRM).

Tipos de proposta 

A empresa deve atentar-se aos três tipos de propostas comerciais de vendas e como aplicar o discurso correto em cada uma delas. A primeira, consiste na proposta solicitada que, como o nome sugere, nasce de um relacionamento entre a instituição e o potencial cliente que já demonstrou interesse nas soluções apresentadas. Normalmente, devido ao caráter da solicitação, o documento costuma ser mais eficiente e completo.

O segundo tipo refere-se a proposta não solicitada. Nesta conjuntura, em que não existe uma relação de proximidade e confiança entre as partes, o material precisa ser o mais claro e objetivo. E, por último, temos a proposta espontânea. O conteúdo, produzido de maneira mais genérica, é enviado aos potenciais clientes sem qualquer personalização. Apesar de abrangente, pode não causar o retorno esperado. 

Proposta comercial de qualidade

Vale ressaltar que o desenvolvimento de uma boa proposta evita que a empresa falhe no momento de apresentar e vender os produtos. Não adianta ter criações elogiáveis, cumprir prazos corretamente e oferecer preços competitivos, se não convencer a clientela da eficácia dos serviços e produtos ofertados.

Outros pontos também são relevantes neste contexto, como: por as prioridades do cliente em primeiro lugar, manter o foco no diferencial competitivo, estar preparado para responder todas as perguntas possíveis e ter agilidade no envio da proposta. A união destes recursos não economizará apenas tempo, mas fomentará o crescimento exponencial do seu negócio.

Pensando em otimizar o tempo e na criação de projetos personalizados para a sua empresa, a SolarZ desenvolveu o “Gerador de Propostas”. O software, lançado no SolarZ Summit Sudeste 2023 , está de acordo com as novas regras da Geração Distribuída e tem um centro de custos inteligentes para evitar erros na precificação.

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