O Cubo Itaú é um ecossistema que tem o objetivo de impulsionar e conectar novos negócios, que possuem propósitos inovadores para o mercado

A SolarZ agora faz parte do Cubo Itaú, o maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, que desde 2015 age conectando startups e corporates com as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para o mercado.
Já são mais de 200 startups por lá, que se complementam em serviços, atuação e posicionamento. Para fazer parte dessa comunidade, é preciso participar de uma seleção criteriosa, em que são escolhidos os negócios que possuem um portfólio interessante e inovador.
Thiago Silvano, CEO da SolarZ, explica que a participação de uma startup no Cubo Itaú é muito importante, porque ele é um ecossistema que junta empresas do país inteiro. É uma ótima oportunidade de aproximação desse centro de empreendedorismo para compartilhar experiências e novas tecnologias. Também é possível participar das mentorias que são feitas para as empresas residentes.
Além disso, essa comunidade facilita em muitos aspectos, inclusive no acesso rápido a um grupo de empresas que possuem uma trajetória de sucesso no mercado. Esse contato permite aprender, por exemplo, com os erros que essas organizações já cometeram e com os problemas que já foram enfrentados. Essa troca de informações e capacitação possibilita um crescimento mais rápido da SolarZ.
Novas oportunidades proporcionadas pelo Cubo Itaú
Para Thiago Silvano, um dos maiores benefícios da participação da SolarZ no Cubo Itaú é a aproximação com um grande centro como São Paulo. Tendo, inclusive, acesso a um espaço físico por lá, para a realização de reuniões, por exemplo.
Embora a startup tenha um ecossistema que torne possível trabalhar e oferecer serviços de qualquer lugar do país ou do mundo, diversos acontecimentos envolvendo o empreendedorismo ocorrem em São Paulo. É um local onde se concentram escritórios de grandes empresas, facilitando essa conexão e troca de conhecimento.
O Cubo Itaú abre portas, pois atua também como um selo de qualidade, que indica se uma organização está fazendo um bom trabalho. É preciso passar por um processo seletivo apresentando a empresa para eles, que validam se o negócio possui as características necessárias para ser uma startup, bem como, para ser um negócio escalado.
“Para nós está sendo muito importante, pois temos acesso a grupos só de fundadores e ao material que o Cubo faz para as empresas que estão incubadas no hub deles. Isso tudo é muito gratificante e iremos tirar um bom proveito dessa experiência”, afirma o CEO da SolarZ.
Os desafios a serem enfrentados
Uma grande barreira enfrentada por uma empresa nova no mercado é ser conhecida pelo seu público-alvo. Thiago acredita muito no potencial do produto oferecido pela SolarZ, que possui um diferencial em inovação e atendimento ao cliente. Mas para ele, o grande desafio ainda é divulgá-lo amplamente.
É preciso fazer com que os integradores acreditem na necessidade do monitoramento e também que é possível fazer um pós-venda. De modo a melhorar a experiência do cliente e gerar mais receita para a empresa.
Outro desafio é ajudar a educar o mercado da energia solar, que atualmente não é treinado para fazer esse pós-venda. Mostrar que isso traz um retorno financeiro e qualidade para a parte comercial. É um objetivo auxiliar esses integradores para que eles possam fazer esse trabalho e obter benefícios.
A partir de agora, Thiago Silvano visa aproveitar ao máximo as mentorias que o Cubo Itaú proporciona e que são fundamentais para o crescimento rápido da SolarZ. É uma oportunidade de compartilhar as experiências positivas e também as dores que a startup possui. Esse contato com um grande centro de empreendedorismo é fundamental para firmar parcerias e impulsionar a visibilidade da empresa.
oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.
Olá, Mateus! Que com que você gostou! Volte sempre por aqui para ler mais dos nossos conteúdos 🙂