SolarZ passa a fazer parte do Cubo Itaú, o maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina

O Cubo Itaú é um ecossistema que tem o objetivo de impulsionar e conectar novos negócios, que possuem propósitos inovadores para o mercado

Thiago Silvano, CEO da SolarZ

A SolarZ agora faz parte do Cubo Itaú, o maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, que desde 2015 age conectando startups e corporates com as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para o mercado.

Já são mais de 200 startups por lá, que se complementam em serviços, atuação e posicionamento. Para fazer parte dessa comunidade, é preciso participar de uma seleção criteriosa, em que são escolhidos os negócios que possuem um portfólio interessante e inovador.

Thiago Silvano, CEO da SolarZ, explica que a participação de uma startup no Cubo Itaú é muito importante, porque ele é um ecossistema que junta empresas do país inteiro. É uma ótima oportunidade de aproximação desse centro de empreendedorismo para compartilhar experiências e novas tecnologias. Também é possível participar das mentorias que são feitas para as empresas residentes.

Além disso, essa comunidade facilita em muitos aspectos, inclusive no acesso rápido a um grupo de empresas que possuem uma trajetória de sucesso no mercado. Esse contato permite aprender, por exemplo, com os erros que essas organizações já cometeram e com os problemas que já foram enfrentados. Essa troca de informações e capacitação possibilita um crescimento mais rápido da SolarZ.

Novas oportunidades proporcionadas pelo Cubo Itaú

Para Thiago Silvano, um dos maiores benefícios da participação da SolarZ no Cubo Itaú é a aproximação com um grande centro como São Paulo. Tendo, inclusive, acesso a um espaço físico por lá, para a realização de reuniões, por exemplo.

Embora a startup tenha um ecossistema que torne possível trabalhar e oferecer serviços de qualquer lugar do país ou do mundo, diversos acontecimentos envolvendo o empreendedorismo ocorrem em São Paulo. É um local onde se concentram escritórios de grandes empresas, facilitando essa conexão e troca de conhecimento.

O Cubo Itaú abre portas, pois atua também como um selo de qualidade, que indica se uma organização está fazendo um bom trabalho. É preciso passar por um processo seletivo apresentando a empresa para eles, que validam se o negócio possui as características necessárias para ser uma startup, bem como, para ser um negócio escalado.

“Para nós está sendo muito importante, pois temos acesso a grupos só de fundadores e ao material que o Cubo faz para as empresas que estão incubadas no hub deles. Isso tudo é muito gratificante e iremos tirar um bom proveito dessa experiência”, afirma o CEO da SolarZ.

Os desafios a serem enfrentados

Uma grande barreira enfrentada por uma empresa nova no mercado é ser conhecida pelo seu público-alvo. Thiago acredita muito no potencial do produto oferecido pela SolarZ, que possui um diferencial em inovação e atendimento ao cliente. Mas para ele, o grande desafio ainda é divulgá-lo amplamente.

É preciso fazer com que os integradores acreditem na necessidade do monitoramento e também que é possível fazer um pós-venda. De modo a melhorar a experiência do cliente e gerar mais receita para a empresa.

Outro desafio é ajudar a educar o mercado da energia solar, que atualmente não é treinado para fazer esse pós-venda. Mostrar que isso traz um retorno financeiro e qualidade para a parte comercial. É um objetivo auxiliar esses integradores para que eles possam fazer esse trabalho e obter benefícios.

A partir de agora, Thiago Silvano visa aproveitar ao máximo as mentorias que o Cubo Itaú proporciona e que são fundamentais para o crescimento rápido da SolarZ. É uma oportunidade de compartilhar as experiências positivas e também as dores que a startup possui. Esse contato com um grande centro de empreendedorismo é fundamental para firmar parcerias e impulsionar a visibilidade da empresa.      

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