Entenda porque as vendas da sua empresa de energia solar não estão decolando 🚀

Uma das maiores dores das empresas de energia solar, senão a maior, está relacionada a problemas com as vendas.
Durante as sessões de mentoria da SolarZ (que já somam mais de 2.000 Integradores treinados), as duas frases mais comuns que eu escuto são:


🛑 “Minha equipe não consegue decolar em vendas”.
🛑 “Eu tenho um vendedor que performa muito bem, mas o restante da equipe não consegue seguir o mesmo ritmo”.


Pois bem, vamos refletir um pouco comigo! Pegue um papel e caneta e ilustre as respostas das seguintes perguntas:
1) Com qual frequência você treina seu time?
2) Quanto do seu lucro você reinveste no treinamento do seu time?
3) Com qual frequência você se reúne com seu time para escutar deles, (realmente escutar, não cobrar!) as maiores dores e dificuldades nas vendas?
4) Se você estivesse na linha de frente, teria a mesma performance que cobra do seu time?
5) Você investe em ferramentas para melhorar a performance do seu time?
6) Você possui um funil de Vendas?
7) Com qual frequência você analisa o tempo de atendimento que suas esquipes estão tendo com os clientes?


Se em qualquer uma das perguntas acima a sua resposta for “NÃO”, eu sinto te informar, mas a raiz do problema não está na sua equipe, e sim na falta de processo para que ela possa performar além das suas expectativas.


Vender no mercado de energia solar não é tarefa fácil! Um excelente vendedor de produtos ou serviços em outros nichos, não é garantia de sucesso no setor fotovoltaico.
Nós precisamos instruir, treinar, acompanhar, treinar novamente e o principal, ESCUTAR nossas equipes.
Não existe ninguém melhor do que os proprios vendedores para identificar problemas e objeções dos clientes, bem como, as dificuldades no fechamento das vendas.


Juntando esses dois pontos, você terá a trilha do sucesso nas vendas de energia solar:


A) Escutar constantemente seu time;
B) Mapear as dificuldades;
C) Traçar, em conjunto, o plano de ação;
D) Descrever e ensinar ao seu time os contornos de objeção corretos;
E) Manter uma rotina constante de treinamentos e rodas de brainstorm;
F) Investir sempre em treinamentos, pois o mundo está em constante evolução. Você precisa aplicar novas técnicas antes do seu concorrente;
G) Definir uma periodicidade de reuniões de acompanhamento;
H) Revisar o funil de vendas e não deixar clientes “parados”.


As pessoas podem nascer com o “Dom” das vendas, mas o melhor da sala, é sempre aquele que treina mais e dedica-se diariamente.
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Conte para nós suas maiores dores / duvidas / erros nos comentarios, estamos a disposição sempre para fazer você crescer no mercado de energia solar.

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