Confira quais fases são essenciais para conquistar a fidelidade de clientes, trazer mais credibilidade a sua marca e se destacar nesta área.
O setor de energia fotovoltaica ganha cada vez mais destaque no mercado. Os integradores, buscando aumentar o número de clientes, apostam em tecnologia, marketing e aprimoramento das equipes. Mas apesar das novas estratégias, o bom atendimento permanece como um diferencial importantíssimo para quem almeja a fidelização de clientes.
A escuta, assistência e resolutividade também são pontos que melhoram a experiência dos consumidores e influenciam na construção do elo de fidelidade entre os segmentos. A automação dos processos pelo whatsapp é outro benefício, já que os clientes não perdem mais tempo inserindo os dados ou explicando o projeto inúmeras vezes, para diversos atendentes.
Pensando nisso, a SolarZ, plataforma de monitoramento e pós-venda, lançou a ferramenta de apoio inteligente “Solchat”. Unindo rendimento, inovação, agilidade, organização e suporte em um único lugar, o software oferece avisos automáticos, comunicação eficiente e várias outras funcionalidades.
No entanto, os desafios para garantir a confiança do cliente não terminam aqui. Para saber quais outros procedimentos fazem a diferença na hora do feedback e possível indicação do comprador, continue a leitura.
Construção da fidelidade: entrega das usinas
Depois do contato inicial, a próxima etapa é a elaboração de um projeto bem dimensionado. A partir da orientação correta para otimizar a homologação, serviço de instalação adequado e, posteriormente, a supervisão pós-venda, os painéis estarão aptos a produzir eletricidade – a nível comercial e residencial.
De acordo com Evandro Cahino, engenheiro de energias, depois da chegada dos equipamentos e aprovação do sistema, ocorre a fixação dos perfis para estruturação da usina. Após esse estágio é possível realizar, de maneira bem alinhada, a inclinação dos módulos. Depois acontece a inserção dos grampos intermediários e finais, associação dos módulos e ligação em série.
Buscando acelerar esses procedimentos, a SolarZ criou o “Gerador de Propostas”. A novidade reúne dados (projeto, cliente e endereço), dimensionamento (dados da fatura e usina), detalhes (escolha do material, itens e custos adicionais/complementares), proposta personalizada (escolha do template) e proposta final (opções de envio para o cliente).
Além de agilizar o atendimento, o software auxilia no uso das ferramentas, tem assistência na precificação e legislação, segurança nos custos e transparência nos processos. Deste modo, há uma redução dos riscos e despesas.
Saindo do papel: financiamento
Outro ponto que pode dificultar a adesão de novos clientes ao mercado solar, refere-se à burocracia em torno do financiamento. Para as pessoas que estão ingressando agora no setor, e têm projetos pequenos, as instituições financeiras e fintech são mais vantajosas.
Apesar do custo mais elevado, em comparação aos bancos tradicionais, elas conseguem otimizar esse processo executando as etapas digitalmente. As garantias são simplificadas e o valor cai na conta mais rapidamente.
Diante das dificuldades na aprovação dos projetos, é importante que o integrador faça o acompanhamento de todo o processo junto ao cliente, não apenas para viabilizar essa fase, mas também para fortalecer o vínculo de fidelidade entre as partes envolvidas.
De olho na fidelidade dos clientes: pós-venda
Depois da instalação, e tendo em vista o bom funcionamento dos painéis solares, o próximo passo consiste no monitoramento da usina. A adesão a esse serviço, por meio de um processo de customer success, que consiste no acompanhamento do cliente em todas as etapas, tende a reduzir potenciais problemas relacionados à performance do produto. Desta forma, o integrador evita dor de cabeça nos consumidores e prejuízos a imagem da empresa.
O pós-venda ativo também inclui a manutenção preventiva e limpeza dos módulos. Neste cenário, é possível identificar antecipadamente tais necessidades, aumentando a receita mensal e viabilizando novos investimentos. Com isso, fica fácil checar os dados de geração e receber alertas de falhas, caso algum problema esteja acontecendo.
Nesta dinâmica, integradores podem oferecer os serviços de:
- Relatórios de geração mensais e o aplicativo da SolarZ;
- Uma manutenção preventiva após seis meses;
- Uma manutenção corretiva;
- Seguro dos equipamentos fotovoltaicos;
- Duas limpezas;
Entendeu como a fidelização envolve muito mais do que apenas o bom atendimento? Com o setor em ascensão, investimentos em tecnologia, inovações, processos que otimizam o tempo e preparo das equipes melhoram não apenas o relacionamento com os clientes, mas podem ser o diferencial para que a sua empresa lucre cada vez mais.