Utilize os gatilhos mentais apresentados neste artigo, e aprenda a aumentar suas vendas com técnicas de persuasão
Em geral as pessoas tendem a não ser resolutas na hora de dizer se querem ou não determinado produto ou serviço, mas nas suas cabeças, a decisão já foi tomada.
O verdadeiro sucesso nas vendas vai além de oferecer boas soluções. É fundamental compreender o comportamento e perfil do seu cliente. Dessa forma, sua abordagem certamente será muito mais assertiva, e com grandes chances de conversão.
Nosso cérebro desenvolve ideias que, ao serem acionadas da forma correta, geram gatilhos de necessidade de compra.
Neste artigo, você saberá quais são, como utilizá-los na prática e como aumentar suas vendas, mas antes, também vamos explicar como funciona a jornada de compra dos clientes.
A jornada de compra de um cliente envolve o processo pelo qual uma pessoa passa desde o momento em que percebe uma necessidade até a decisão final de compra. Essa jornada é geralmente dividida em cinco etapas:
Aqui o cliente percebe que tem uma necessidade ou problema que precisa ser resolvido. Isso pode acontecer de forma ativa (o cliente busca resolver algo) ou passiva (algo chama a atenção dele para o problema).
Exemplo prático: Uma pessoa começa a sentir dor nas costas após longas horas de trabalho em uma cadeira inadequada. Ela percebe que precisa de uma solução para melhorar sua postura.
Nessa etapa, o cliente começa a pesquisar soluções para o problema. Ele busca informações, compara alternativas e tenta entender o que pode ser feito.
Exemplo prático: A pessoa começa a pesquisar na internet por "melhores cadeiras ergonômicas" ou "soluções para dor nas costas no trabalho". Ela analisa vídeos, artigos e resenhas sobre diferentes tipos de cadeiras.
Aqui o cliente já tem uma boa ideia das opções disponíveis e decide por uma delas. Ele já comparou as opções e agora está pronto para escolher o produto ou serviço que acredita ser o melhor.
Exemplo prático: Após comparar diferentes cadeiras ergonômicas, ver avaliações e verificar o preço, o cliente decide comprar uma cadeira específica que oferece bom suporte para a lombar e está com um desconto atraente.
Nesta fase, o cliente faz a compra. Ele conclui a transação, seja online ou em uma loja física, e adquire o produto ou serviço escolhido.
Exemplo prático: O cliente adiciona a cadeira ao carrinho em um e-commerce, insere as informações de pagamento e confirma a compra.
Após a compra, o cliente avalia sua experiência com o produto ou serviço. Se estiver satisfeito, pode se tornar fiel à marca, indicar o produto a outros ou até fazer novas compras. Se não estiver satisfeito, pode pedir reembolso ou espalhar uma avaliação negativa.
Exemplo prático: Após receber a cadeira e usá-la por algumas semanas, o cliente percebe que sua dor nas costas diminuiu e faz uma avaliação positiva do produto online, recomendando-o para outras pessoas. Com isso, ele passa a seguir a marca nas redes sociais para ficar atento a futuras promoções.
Problema: Dor nas costas.
Consideração: Pesquisa por cadeiras ergonômicas.
Decisão: Escolhe uma marca com boas avaliações e preço acessível.
Compra: Finaliza a compra online.
Pós-venda: Fica satisfeito e recomenda o produto.
Essas cinco etapas guiam as ações de venda, ajudando as empresas a interagir com os clientes no momento certo, oferecendo informações úteis para facilitar a decisão de compra durante a sua jornada.
Você também pode querer ler ⭣
• MRR: O Poder das Vendas Recorrentes no mercado solar
• Consultoria em Pós-Venda: 6 motivos para transformar o seu negócio solar
• Como prospectar seu perfil de cliente ideal
Gatilhos mentais são estímulos psicológicos que influenciam nossas decisões de forma rápida e automática.
Eles não são subconscientes, ativando emoções e impulsos que nos levam a tomar determinadas ações, como comprar um produto ou fechar um negócio, sem que percebamos.
Esses gatilhos são muito usados no marketing e nas vendas para aumentar a conversão, criando um senso de urgência, confiança ou conexão emocional com o cliente.
Cada pessoa responde de maneira diferente a estímulos, mas alguns gatilhos mentais são universais.
O gatilho da escassez baseia-se no princípio de que as pessoas dão mais valor a algo que está em quantidade limitada ou disponível por tempo limitado. Ao perceberem que podem perder uma oportunidade, os clientes se sentem motivados a agir imediatamente.
Como aplicar:
O gatilho da prova social é baseado na tendência que temos de seguir o comportamento de outras pessoas. Quando vemos que um produto é bem avaliado ou que muitas pessoas já o conhecem, sentimos mais segurança para fazer também essa escolha.
Como aplicar:
O gatilho da autoridade consiste em se posicionar como um especialista no setor. Quando os clientes percebem que você tem conhecimento e experiência, eles se sentem mais confiantes para confiar na sua marca.
Como aplicar:
O gatilho da reciprocidade funciona assim: quando alguém recebe algo de valor, ela sente que deve retribuir o gesto. Ao oferecer algo útil e gratuito para o cliente, você cria uma relação de confiança e aumenta as chances de ele realizar uma compra.
Como aplicar:
A urgência é um dos gatilhos mentais mais eficazes para gerar uma ação rápida. Quando os clientes percebem que o tempo está acabando para aproveitar uma oferta, sentem a necessidade de agir imediatamente.
Como aplicar:
Seguindo a lógica do negócio, os gatilhos mentaisfuncionam como uma espécie de desbloqueios psicológicos, com o objetivo detirar objeções do caminho para converter em vendas.
Nesse sentido, algumas palavras-chave tornam-se peçasfundamentais na hora de ativar esses gatilhos mentais. Listamos abaixouma sequência seguindo cada etapa desse processo:
Essas palavras criam a percepção de que algo é limitado, oque gera urgência.
Elas levam o cliente a agir rapidamente para não perder uma oportunidade.
Palavras que reforçam que outras pessoas já confiaram na compra, criando credibilidade.
Essas palavras reforçam que o produto ou serviço tem a aprovação de especialistas ou figuras importantes.
Estimula o desejo de retribuir um favor, geralmente após receber algo de valor gratuitamente.
A ideia de pertencimento a um grupo privilegiado ou ter algo que outros não têm.
Gatilhos que tranquilizam o cliente, passando segurança sobre a qualidade do produto ou serviço.
Palavras que indicam simplicidade e conveniência, reduzindo o esforço mental ou físico para tomar uma decisão.
Palavras que despertam curiosidade por algo novo ou recente.
Imagine uma empresa que vende o serviço de monitoramento de usinas solares. Eles poderiam usar várias dessas palavras em uma campanha de e-mail marketing, como:
"Última chance!" Aproveite nosso "lançamento exclusivo" com "teste grátis" para membros VIP. Esta oferta "limitada" termina hoje! "Mais de 1000avaliações positivas". "Compre agora" e receba um "bônus especial."
Essa combinação de gatilhos de urgência, exclusividade, prova social e reciprocidade pode aumentar significativamente a taxa de conversão.
A partir do momento que você entende a necessidade de utilizar técnicas persuasivas de vendas, como as de gatilhos mentais, esse processo se perpetua para trazer cada mais novos negócios dentro de um funil estruturado, com leads qualificados e um Pós-Venda campeão!